imagemtopo

HomeNeoplasias Do HomemNeoplasias Da MulherNeoplasias Da InfanciaNeoplasiasGeraisEquipe

Leiomioma Submucoso

 

Esses tumores benignos podem estar presentes em cerca de 75% dos indivíduos do sexo feminino em idade reprodutiva e cada útero abriga uma média de 6,5 tumores. Eles podem ser assintomáticos, mesmo quando apresentam um tamanho grande. Os sintomas mais importantes são produzidos  pelos leiomiomas submucosos (sangramento anormal) e pela compressão da bexiga (frequência urinária).

   

 

Macro

 

Macroscopicamente são tumores firmes, cinza-esbranquiçados, arredondados, distintos e nitidamente circunscritos, que apresentam um tamanho que varia de nódulos pequenos e pouco visíveis a tumores maciços que ocupam a pelve. Nesta peça, o leiomioma se localiza logo abaixo do endométrio (submucoso).

Microscopicamente é composto de feixes espiralados de células musculares lisas que se assemelham aos do miométrio não atingido. Em geral, as células musculares individuais têm tamanhos e formatos uniformes, um núcleo oval característico e processos citoplasmáticos bipolares longos e delgados. As figuras de mitose são escassas.