Contato com a comunidade permite prática profissional desde o início dos cursos
 
 
 
 

        Criada há 35 anos, a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto(FAMERP) nasceu como instituição privada do sistema de ensino superior e foi estadualizada em setembro de 1994.
        Presente na filosofia dos dois cursos que oferece (Medicina e Enfermagem) está seu compromisso de desenvolver e aperfeiçoar o ensino, a pesquisa e a extensão de serviços à comunidade na área das Ciências da Saúde, com vistas ao bem estar físico, mental e social da população.
        Até  o momento a FAMERP graduou 27 turmas do Curso de Medicina (1.703 alunos) e 6 turmas do curso de Enfermagem (268 alunos).     

 
 
      Além de proporcionar uma sólida formação teórica, fortemente ancorada em princípios éticos e humanísticos, a FAMERP destaca-se por possibilitar aos alunos de ambos os cursos um contato com a prática profissional e com a comunidade desde o início da graduação, quer seja no Hospital de Base, quer seja no Centro de Saúde  Escola, nas Unidades Básicas de Saúde do Município e nas três Unidades do Programa de Saúde da Família.      Foram instalados dois Núcleos de Ensino para reelaboração das Propostas Pedagógicas dos Cursos de Medicina de Enfermagem de modo a situá-los nas tendências atuais de humanização da formação e exercício das profissões das áreas da saúde.De acordo com essa reformulação, a inserção do aluno no atendimento ao paciente será proporcionada por meio de programas multidisciplinares integrados que o colocarão em contato com todas as áreas de conhecimento envolvidas e com a noção de profissional cidadão.
        O corpo docente da Faculdade é composto de 277 professores, dos quais 74% com titulação acadêmica e mais de 90% de professores permanentes.
        Esse qualificado corpo docente também é responsável pela formação em residência médica que a Faculdade oferece a 225  alunos nas áreas básicas de clínica médica, cirurgia geral, obstetrícia, ginecologia e pediatria, sete áreas de aprimoramento para os profissionais da Área da Saúde, com destaque para Enfermagem. É responsável também pelo curso de pós-graduação em Ciências da Saúde, em níveis de mestrado e doutorado, para quase 100 estudantes.
        A FAMERP tem seu Programa de Pós-Graduação stricto sensu com Mestrado e Doutorado credenciados pela Capes para outorga de títulos com validade nacional. A grande Área de Concentração é denominada de Ciências da Saúde com dois eixos temáticos - Medicina Interna e Medicina e Ciências Correlatadas. Já titulou mais de cem mestres e treze doutores.Além disso, justifica-se interatividade das áreas apontadas nas linhas de pesquisa constituídas, considerando os critérios de realidade, massa crítica existente, conhecimento produzido e infra estrutura disponível. Desse modo, em uma única Área de Concentração, denominada Ciências da Saúde, contempla-se atualmente dois eixos temáticos históricos pertinentes aos domínios e áreas de conhecimento anteriormente referidos e as características da clientela – médicos e profissionais das demais áreas da saúde. Paralelamente à reestruturação da pós-graduação a FAMERP conta com a instalação e dotação de infra-estrutura de um Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental e um Centro de Apoio Logístico.