Depressão no Idoso
 Projis
 :: Equipe
 :: Orientadores
 :: Agradecimentos

 Mapa do site
 :: Introdução
 :: Depressão
 :: Depressão e o idoso
 :: Depressão e ansiedade
 :: Depressão e demência

 Saiba mais...
 :: Sintomas
 :: Tratamento
 :: Glossário
 :: Links úteis

  Depressão e o idoso

É inegável que a população mundial esta envelhecendo. O aumento do número de pessoas de com mais de 60 anos não está mais restrito a países desenvolvidos, como os europeus. Hoje, países da África e América Latina - dentre eles o Brasil - vivenciam o envelhecimento mundial. Essa mudança no quadro populacional se deu em razão da melhoria nutricional, avanços da medicina e redução na taxa de mortalidade, dentre outros fatores.

Numerosas são as conseqüências desse fenômeno. Dentre elas, algumas dizem respeito à saúde mental (equilíbrio psíquico que resulta da interação da pessoa com a realidade dos indivíduos) da terceira idade, como a incidência da depressão de inicio tardio.

Entre as principais doenças mentais que atingem o idoso está a depressão, sendo também muitas vezes secundária a outras doenças como câncer, Parkinson, Alzheimer, diabetes ou ao uso de medicamentos anti-hipertensivos, corticosteróides, dentre outros.

Trata-se de uma doença freqüente em todas as fases da vida, mas que vem se acentuando entre indivíduos senis. Estima-se que cerca de 15% de idosos apresentem alguns sintomas depressivos e cerca de 2% deles tenham depressão grave. Esses números são ainda maiores entre idosos internados em asilos ou hospitais.

Ao compararmos a depressão no idoso com a que acomete outras faixas etárias não é possível delimitar diferenças nítidas, no entanto sabe-se que o idoso passa por circunstâncias específicas em razão do avanço da idade e das conseqüências que ele acarreta. Além do mais, é preciso ficar atento ao diagnóstico, pois o paciente senil pode apresentar uma depressão crônica (quando a depressão surge anteriormente e persiste durante os decorrer dos anos, inclusive na velhice), ao invés da depressão de início tardio (que é decorrente das situações vividas durante a entrada na idade senil e/ou problemas de saúde).

Há uma visão negativa do envelhecimento que pode interferir na adaptação social, bem estar e postura da sociedade em relação aos idosos. Em razão desse envelhecimento, sentimentos como proximidade da morte, início da última etapa da vida, sensações de perda de estatus ocupacional e econômico, desencadeiam uma condição depressiva que pode ser acentuada se existirem sensações de insuficiência, inutilidade, ansiedade e irritabilidade.

Além do mais, envelhecer é um fenômeno natural. Com o passar dos anos ocorre diminuição das funções celulares e metabólicas que, por si só, já afetam as transmissões nervosas no cérebro e a produção hormonal.

Também do ponto de vista biológico o aparecimento de fenômenos degenerativos ou doenças físicas são mais freqüentes na idade avançada e podem desencadear sintomas depressivos.

__________________ Leia também __________________
Depressão :: Depressão e ansiedade :: Depressão e demência
Sintomas :: Tratamento
 
 Mitos
.:: Depressão é apenas uma tristeza passageira: ...Ela se apresenta de maneira profunda e duradoura...

.:: É normal o idoso se sentir depressivo:...O simples fato da pessoa ter alcançado a terceira idade...

.:: O idoso deve permanecer descansando em casa: ...O contato social através de atividades interativas...

.:: Envelhecer significa adoecer: ...Acreditar que a velhice é a fase da vida coordenada por medicamentos...

.:: Internar ou isolar o idoso é a solução: ...Isolar o idoso em instituições próprias não ajuda a solucionar este problema...

.:: O idoso não deve praticar atividades físicas: ...A prática de atividades físicas é recomendada...

.:: O idoso não se interessa por questões sociais: ...O aumento do número de eleitores da terceira idade é resultado...

 Famerp
.:: Faculdade de Medicina
.:: Projis

 Frases

Tristezas são meras curvas entre o caminho da perseverança e a vitória.
Wenderson S. Pires


PROJIS - Projeto Internet & Saúde
::  Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto     ::     Projeto Internet & Saúde  ::