Diretora Adjunta de Extensão

Foto da Dra. Magali Orate, Diretora Adjunta de Extensão

Profa Dra Magali Aparecida Orate Menezes da Silva daex@famerp.br
Fone: (17) 3201-5830

Portaria FAMERP: nº 05, 26 de Janeiro de 2022

Entende-se como Liga Acadêmica da FAMERP (LA), grupos de acadêmicos orientados por ao menos um docente da FAMERP, que organizam atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão em uma determinada área da saúde.

As LAs têm como função: contribuir para o atendimento e promoção de saúde à comunidade; estabelecer um espaço que propicie o aprimoramento da formação técnico-científica e humanística dos alunos da graduação, pós-graduação e profissionais da área da saúde; promover atividades interdisciplinares; produzir conhecimentos relevantes frente às demandas sociais contemporâneas.

As LAs estão fundamentadas pelo Tripé Universitário – Ensino, Pesquisa e Extensão – incluem atividades de estudo e aulas teóricas (Ensino) que ajudam na capacitação para atuação na comunidade e para raciocínio clínico no desenvolvimento de pesquisas; investigação científica através dos projetos de pesquisa ou iniciações científicas (Pesquisa); proposição, organização e desenvolvimento de atividades periódicas junto a comunidades definidas (Extensão).

Geralmente as LAs têm o funcionamento de um ano, podendo ser oficializadas em março ou agosto do ano vigente. Ela deve ser organizada de forma a ter continuidade para novos estudantes em períodos consecutivos. A área escolhida deve ser abrangente e contemplar as demandas da população. Deve-se evitar temas muito específicos, que restrinjam o trabalho a poucas pessoas ou gerem tendência a uma “superespecialização” precoce do estudante.

Em todo o processo de criação e desenvolvimento das atividades de uma LA, os alunos devem ter ciência de que podem ter uma área de interesse, mas que não é o caminho mais curto para a especialização e sim uma oportunidade de aprender a buscar o conhecimento, de desenvolver o raciocínio clínico e científico e, principalmente, de permitir sua saída do foco hospitalar, do intramuros da IES, estimulando seu interesse e o respeito na interação com a comunidade.

As LAs na FAMERP são coordenadas pelo COLIG (Conselho das Ligas da FAMERP), que representa as LAs frente aos órgãos deliberativos da FAMERP, Órgãos Municipais e comunidade adjacente e fiscaliza suas atividades, supervisionado pela Diretoria de Extensão e Serviços da Comunidade.

Os documentos necessários para a oficialização de Ligas Acadêmicas são:

Check-List
Pedido de Participação no COLIG
Documentação para o processo de oficialização
Carta de Ciência do Departamento da Disciplina
Principais objetivos dos Planos
Plano de Pesquisa da Liga
Estatuto das Ligas
Parecer do COLIG
Ligas Ativas

Liga de Saúde da Mulher (Março a Novembro): A Liga tem como finalidade obter maior conhecimento sobre a Saúde da Mulher, mobilizando e orientando universitários e a sociedade em geral em prol do aprimoramento e desenvolvimento das atividades e estudo nas áreas da saúde da mulher como um ser holístico biopsicossocial, na medida de suas limitações como entidade universitária e segundo análise de seus membros, prestando e aceitando para tanto a colaboração de entidades afins.

Liga da Coronária (Março a Novembro): Aprofundar os aprendizados da cardiologia na graduação com foco na fisiologia e patologia das coronárias. Capacitar a população jovem no reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória (PCR), acionamento do serviço de emergência e início imediato das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) por meio de compressões torácicas de alta qualidade com base na implementação dessas práticas pela sociedade brasileira de cardiologia em diversas outras cidades e analisar a efetividade dessa interação para avaliar se foi possível prepará-los para situações de emergência.

Liga de Clínica Médica (Março a Dezembro): A Liga tem como objetivo embutir, por meio de discussão de casos e visitas ao Hospital de Base, um raciocínio clínico por parte dos ligantes e de odo o corpo de coordenadores, composto por alunos de diferentes anos. E Liga tem como finalidade proporcionar aos alunos de medicina do ciclo clínico, de um modo ativo e prático, por meio de casos clínicos reais do Hospital de Base, maiores vivências, experiências e aprofundamento na clínica médica.

Liga de Geriatria e Gerontologia (Março a Dezembro): Proporcionar um conhecimento mais aprofundado sobre as doenças mais recorrentes nessa fase da vida. Abordar a importância da comunicação, humanização e compreensão do funcionamento da saúde pública, visando entender o contexto em que o idoso está inserido na comunidade e como a equipe multidisciplinar atua na prevenção e promoção da saúde. Ressalta-se a importância de profissionais bem capacitados para trabalhar com idosos.

Liga do Fígado (Março a Dezembro): A Liga tem como finalidade fornecer uma base teórica e prática aos ligantes a respeito dos mecanismos de funcionamento do fígado, assim como as principais doenças relacionadas a esse órgão, por meio de aulas expositivas, dinâmicas e aulas práticas. Integrar o meio acadêmico com a população por meio de atendimento de demandas sociais relacionadas com hepatites, feita por meio de atividades de extensão, capacitação dos ligantes e interação entre estudantes e a população considerada grupo de risco.

Liga de Pediatria (Março a Dezembro): A Liga se dedica a ser um espaço de excelência para o estudo e aprofundamento das múltiplas facetas do desenvolvimento infantil. Busca abordar de maneira holística a criança em seus diversos contextos de interação, desde o ambiente familiar até a sociedade como um todo. Tem como objetivo enriquecer o entendimento dos alunos sobre a pediatria como uma área que exige uma abordagem integrada e sensível às necessidades únicas de cada criança.

Liga de Cirurgia Geral e Trauma (Abril a Outubro): Proporcionar conhecimento dos principais temas relacionados à cirurgia geral e ao trauma, e desenvolver atividades práticas, como a sutura. O ligante colocará em prática algumas técnicas úteis no dia a dia a fim de ensinar a outras pessoas leigas, como a manobra de compressão torácica em caso de PCR. Realizar projetos de extensão que abranjam a população acerca de conceitos básicos que o cidadão deveria ter a respeito de situações que ocorrem em eventos traumáticos.

Liga de Ginecologia e Obstetrícia (Abril a Novembro): A Liga tem como finalidade ensinar os princípios do raciocínio clínico e prático em exames e diagnósticos das áreas de ginecologia, assim ambientando o ligante nessa área. Tem como objetivo capacitar o ligante nos exames ginecológicos e obstétricos e aprofundar o conhecimento com base nas experiências clínicas.

Liga de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (Abril a Novembro): A Liga se propõe a aprofundar conteúdos de radiologia relevantes para a vida profissional do médico generalista. A proposta principal é de que os temas básicos sejam apresentados didaticamente aos ligantes, em nível de aprofundamento crescente, e os aspectos mais relevantes desse conhecimento sejam repetidos com periodicidade, com o fito de consolidação de memórias de longo prazo. A Liga também visa fornecer uma base teórica e prática aos ligantes a respeito dos princípios da Radiologia e Diagnóstico por Imagem, reforçando a correlação entre anatomia e a imagiologia dos sistemas corporais, assim como as principais patologias que os acometem, por meio de aulas expositivas dinâmicas e de aulas práticas.

Liga de Neurologia e Neurocirurgia (Abril a Novembro): A Liga de Neurologia e Neurocirurgia tem como objetivo capacitar o ligante nos exames neurológicos e aprofundar o conhecimento com base nas experiências clínicas. A Liga também tem como finalidade ensinar os princípios do raciocínio clínico envolvido em exame e diagnóstico neurológico e expor as principais doenças neurológicas da atualidade.

Liga de Gestão em Saúde (Abril a Novembro): Apresentar sobre gestão em saúde para seus membros, orientando-os e fornecendo uma compreensão abrangente aplicada dos princípios e práticas de gestão na área da saúde. Busca destacar a importância de conhecer o perfil de seus clientes e de elaborar um planejamento para atendê-los conforme as necessidades de cada indivíduo, promover uma gestão eficiente para melhorar a qualidade dos serviços, otimização de recursos para redução de custos, implementação de políticas de saúde e melhoria contínua de processos.

Liga de Saúde Mental (Abril a Novembro): Desenvolver estudos relacionados às emoções humanas e como trabalhá-las com o intuito de promover melhorias no cotidiano das pessoas, promover aulas que trabalhem o tema saúde mental em várias circunstâncias distintas e integração social, por meio de um projeto de extensão com temática relacionada ao manejo das emoções.

Liga de Cuidados Paliativos (Abril a Novembro): Fornecer aos membros integrantes bases teóricas que levem a um melhor conhecimento dos diversos aspectos que envolvem pacientes em fase terminal e abordagem à família. Promover contato direto com os campos em que se aplicam a abordagem de cuidados paliativos e com a vivência dos pacientes.

Liga de Cardiologia (Abril a Novembro): Espera-se que através da liga, seus membros participantes ampliem e aprofundem o conhecimento relacionado à cardiologia, de modo que sua visão acerca das técnicas de prevenção, promoção, diagnóstico e terapêutica, além da compreensão morfológica e fisiológica cardíaca, sejam complementadas, com enfoque multidisciplinar, em relação à formação acadêmica.

Liga de Oncologia (Abril a Novembro): Formular os planos de Ensino, Pesquisa e Extensão, aprimorando o conhecimento do aluno sobre os principais temas relevantes na oncologia, e fazer que a partir disso fazendo com que o aluno seja capaz de transmitir um conhecimento mais específico e humano para a população.

Liga de Dermatologia e Combate ao Câncer de Pele (Abril a Novembro): Instigar o interesse dos alunos a partir da apresentação dos temas relevantes sobre Dermatologia, visando contribuir para a formação de profissionais generalistas que possam tomar decisões embasadas nos conhecimentos aprendidos.

Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos (Abril a Novembro): Tem como objetivo aumentar o conhecimento dos ligantes acerca dos temas abrangidos pelo plano de ensino. Espera-se que os participantes tenham sua formação aprofundada em temas pouco ou não abordados durante a graduação e possa vivenciar experiências com a sociedade levando esses conhecimentos ao plano prático, trazendo benefícios em retorno à Sociedade.

Liga de Oftalmologia (Junho a Novembro): Proporcionar aos ligantes uma experiência educacional ampla e multidisciplinar capacitando-os a compreender detalhadamente desde a anatomia e fisiologia ocular até as técnicas cirúrgicas iniciais, abrangendo os aspectos multidisciplinares do cuidado ao paciente oftalmológico.

Últimas Ligas

Liga de Neurologia e Neurocirurgia – LINEURO (Fevereiro a Novembro de 2023)

Liga de Nefrologia – LINEFRO (Março a Outubro de 2023)

Liga Acadêmica de Urgência e Emergência – LUEM (Março a Novembro de 2023)

Liga da Coronária – LICOR (Março a Novembro de 2023)

Liga de Apoio aos Portadores de Diabetes – LAPD (Março a Novembro de 2023)

Liga de Cardiologia – LICARDIO (Março a Novembro de 2023)

Liga de Pediatria – LIPED (Março a Novembro de 2023)

Liga da Saúde da Família e Comunidade (Março a Novembro de 2023)

Liga de Oncologia – LOF (Março a Novembro de 2023)

Liga de Dermatologia e Combate ao Câncer de Pele – LDCCP (Março a Dezembro de 2023)

Liga de Saúde Mental – LISME (Março a Dezembro de 2023)

Liga de Transplante de órgãos e Tecidos – LTX (Março a Dezembro de 2023)

Liga de Clínica Médica – LICLIM (Março a Dezembro de 2023)

Liga do Fígado – LIFIG (Março de 2023 a Janeiro de 2024)

Liga de Cirurgia Geral e Trauma – LCT (Abril a Novembro de 2023)

Liga de Neurociências – LINEC (Abril a Novembro de 2023)

Liga de Geriatria e Gerontologia – LGG (Abril a Dezembro de 2023)