MEDICINA

MEDICINA

InformaçÔes do Curso

  • Oferece: 80 vagas
  • PerĂ­odo: Integral
  • Duração: 6 anos
  • Carga HorĂĄria: 8.415 horas

Com o objetivo de promover o desenvolvimento do futuro profissional, o curso de medicina da FAMERP propĂ”e integrar os espaços de formação aos diferentes cenĂĄrios reais de produção de cuidado Ă  saĂșde, por meio de um cronograma de atividades com planejamento em conjunto com as Equipes das Unidades de SaĂșde; Formação do grupo de preceptores e tutores; Definição das Unidades de concentração de atividades de graduação, residĂȘncia mĂ©dica e multiprofissional seguindo a construção das linhas de cuidado na Rede de Atenção, alĂ©m da construção conjunta de Protocolos e Linhas de Cuidado pactuados e monitorados.

Durante todo o curso, o aluno Ă© inserido em contextos reais da prĂĄtica mĂ©dica, em complexidade crescente, utilizando vĂĄrios cenĂĄrios de aprendizagem do Complexo Hospitalar da FUNFARME e nas Unidades BĂĄsicas de Atendimento e em Unidade de Pronto Atendimento de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto, que sĂŁo instituiçÔes pĂșblicas parceiras.

O perfil profissional do mĂ©dico, egresso do Curso de Medicina de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto, estĂĄ fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES nÂș 3, de 20 de junho de 2014). No fim do curso de Graduação em Medicina da FAMERP, o profissional estarĂĄ apto a atuar nas seguintes ĂĄreas de competĂȘncia e habilidades:

Objetivos terminais do Curso

Atenção Ă  saĂșde

  • Assegurar o acesso universal e a equidade nos serviços de saĂșde;
  • Promover a integralidade e a humanização do atendimento mĂ©dico;
  • Garantir a qualidade e segurança nos procedimentos de saĂșde;
  • Preservar a biodiversidade ambiental com enfoque na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida;
  • Cultivar uma Ă©tica profissional sĂłlida e inabalĂĄvel;
  • Aprimorar as habilidades de comunicação para uma interação eficaz;
  • Fomentar a promoção da saĂșde como pilar fundamental;
  • Colocar a pessoa sob cuidados no centro de todas as açÔes.

GestĂŁo em saĂșde

  • Realizar uma gestĂŁo do cuidado eficiente e eficaz;
  • Valorizar a vida em todas as suas dimensĂ”es;
  • Tomar decisĂ”es embasadas e ponderadas;
  • Desenvolver competĂȘncias em comunicação para uma interação facilitadora;
  • Exercer a liderança de forma inspiradora e proativa;
  • Participar ativamente na construção coletiva do Sistema Único de SaĂșde (SUS);
  • Engajar a comunidade e a sociedade na tomada de decisĂ”es relacionadas Ă  saĂșde.

Educação em saĂșde

  • Demonstrar comprometimento contĂ­nuo com a prĂłpria formação;
  • Participar ativamente da aprendizagem interprofissional;
  • Adquirir experiĂȘncia em ambientes simulados e controlados, identificando e avaliando erros para um aprimoramento constante;
  • Manter dedicação inabalĂĄvel Ă  formação profissional;
  • Explorar oportunidades de mobilidade acadĂȘmica e construção de redes de conhecimento;
  • Alcançar fluĂȘncia em lĂ­ngua estrangeira para uma ampliação das perspectivas educacionais.