MEDICINA
MEDICINA
InformaçÔes do Curso
- Oferece: 80 vagas
- PerĂodo: Integral
- Duração: 6 anos
- Carga HorĂĄria: 8.415 horas
Com o objetivo de promover o desenvolvimento do futuro profissional, o curso de medicina da FAMERP propĂ”e integrar os espaços de formação aos diferentes cenĂĄrios reais de produção de cuidado Ă saĂșde, por meio de um cronograma de atividades com planejamento em conjunto com as Equipes das Unidades de SaĂșde; Formação do grupo de preceptores e tutores; Definição das Unidades de concentração de atividades de graduação, residĂȘncia mĂ©dica e multiprofissional seguindo a construção das linhas de cuidado na Rede de Atenção, alĂ©m da construção conjunta de Protocolos e Linhas de Cuidado pactuados e monitorados.
Durante todo o curso, o aluno Ă© inserido em contextos reais da prĂĄtica mĂ©dica, em complexidade crescente, utilizando vĂĄrios cenĂĄrios de aprendizagem do Complexo Hospitalar da FUNFARME e nas Unidades BĂĄsicas de Atendimento e em Unidade de Pronto Atendimento de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto, que sĂŁo instituiçÔes pĂșblicas parceiras.
O perfil profissional do mĂ©dico, egresso do Curso de Medicina de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto, estĂĄ fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES nÂș 3, de 20 de junho de 2014). No fim do curso de Graduação em Medicina da FAMERP, o profissional estarĂĄ apto a atuar nas seguintes ĂĄreas de competĂȘncia e habilidades:
Objetivos terminais do Curso
Atenção Ă saĂșde
- Assegurar o acesso universal e a equidade nos serviços de saĂșde;
- Promover a integralidade e a humanização do atendimento médico;
- Garantir a qualidade e segurança nos procedimentos de saĂșde;
- Preservar a biodiversidade ambiental com enfoque na sustentabilidade e na melhoria da qualidade de vida;
- Cultivar uma ética profissional sólida e inabalåvel;
- Aprimorar as habilidades de comunicação para uma interação eficaz;
- Fomentar a promoção da saĂșde como pilar fundamental;
- Colocar a pessoa sob cuidados no centro de todas as açÔes.
GestĂŁo em saĂșde
- Realizar uma gestĂŁo do cuidado eficiente e eficaz;
- Valorizar a vida em todas as suas dimensÔes;
- Tomar decisÔes embasadas e ponderadas;
- Desenvolver competĂȘncias em comunicação para uma interação facilitadora;
- Exercer a liderança de forma inspiradora e proativa;
- Participar ativamente na construção coletiva do Sistema Ănico de SaĂșde (SUS);
- Engajar a comunidade e a sociedade na tomada de decisĂ”es relacionadas Ă saĂșde.
Educação em saĂșde
- Demonstrar comprometimento contĂnuo com a prĂłpria formação;
- Participar ativamente da aprendizagem interprofissional;
- Adquirir experiĂȘncia em ambientes simulados e controlados, identificando e avaliando erros para um aprimoramento constante;
- Manter dedicação inabalåvel à formação profissional;
- Explorar oportunidades de mobilidade acadĂȘmica e construção de redes de conhecimento;
- Alcançar fluĂȘncia em lĂngua estrangeira para uma ampliação das perspectivas educacionais.