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Sobre o curso de Medicina

Vagas: 80
Integralização: 06 anos

A duração do curso é de seis anos, com carga horária total de 8355 horas.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento do futuro profissional, o curso de medicina da FAMERP propõe integrar os espaços de formação aos diferentes cenários reais de produção de cuidado à saúde, por meio de um cronograma de atividades com planejamento em conjunto com as Equipes das Unidades de Saúde; Formação do grupo de preceptores e tutores; Definição das Unidades de concentração de atividades de graduação, residência médica e multiprofissional seguindo a construção das linhas de cuidado na Rede de Atenção, além da construção conjunta de Protocolos e Linhas de Cuidado pactuados e monitorados.

Durante todo o curso, o aluno é inserido em contextos reais da prática médica, em complexidade crescente, utilizando vários cenários de aprendizagem do Complexo Hospitalar da FUNFARME e nas Unidades Básicas de Atendimento e em Unidade de Pronto Atendimento de São José do Rio Preto, que são instituições públicas parceiras.

O perfil profissional do médico, egresso do Curso de Medicina de São José do Rio Preto, está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES nº 3, de 20 de junho de 2014). No fim do curso de Graduação em Medicina da FAMERP, o profissional estará apto a atuar nas seguintes áreas de competência e habilidades:

  • Atenção à saúde: acesso universal e equidade em saúde; integralidade e humanização do cuidado; qualidade e segurança; preservação da biodiversidade ambiental com sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida; ética profissional; comunicação; promoção da saúde; cuidado centrado na pessoa sob cuidados.
  • Gestão em Saúde: gestão em saúde; gestão do cuidado; valorização da vida; tomada de decisões; comunicação; liderança; construção participativa do SUS; participação social.

Educação em Saúde: comprometimento com a própria formação; aprendizagem interprofissional; aprender em Ambientes protegidos e controlados ou em simulações da realidade, identificando e avaliando o erro; comprometimento com a formação; mobilidade acadêmica e formação de redes; domínio de língua estrangeira.