IFMSA Brazil

A International Federation of Medical Students´Assoations é uma organização não governamental, fundada na Dinamarca em 1951, presente em mais de 100 países e apoiada pela ONU, UNICEF, UNESCO e OMS.

A IFMSA Brazil surgiu no Brasil em Londrina, em 1991, com o objetivo de formar médicos éticos, capazes de interagir e de transformar a realidade social local, enxergando o ser humano que há por trás de cada paciente. Também fomenta a formação crítica, de estudantes capazes de questionar e de propor melhorias para a sua formação acadêmica.

As atividades da IFMSA Brazil abordam os eixos Direitos Humanos e Paz, Saúde Pública, Saúde Reprodutiva incluindo IST´s e Educação Médica. Além disso, promove intercâmbios nacionais e internacionais, clínico-cirúrgicos e em pesquisa, em que o estudante pode vivenciar a realidade política e social, experimentando os sistemas de saúde e as conjunturas existentes em diferentes localidades.

Na Famerp estamos presentes há 21 anos. Em sua história, o Comitê Famerp já sediou Assembléias Gerais, teve seus membros como parte da Diretoria Nacional e dos Times Nacionais. Nas nossas reuniões que ocorrem semanalmente, às 17 horas, nas quartas-feiras, realizamos repasses e planejamentos de atividades, discutimos a atual conjuntura da IFMSA Brazil, abordamos assuntos comuns aos comitês permanentes, além de espaços temáticos para debatermos e fomentarmos a formação política e social dos presentes.

Para otimizar o nosso trabalho, cada área de atuação é dividida entre os comitês permanentes, sendo esses apresentados na presente descrição Cada comitê é responsável pela elaboração de projetos (ações mais duradouras, com a criação de vínculo para empoderamento dos envolvidos) e campanhas (ações mais pontuais, com transmissão de informações e observação de demandas). Tais ações correspondem à Extensão Universitária, a qual tem por objetivo a inserção da comunidade no ambiente universitário, por meio de atividades que transponham os muros estudantis e levem o conhecimento produzido na Faculdade à população. Além disso, a Extensão tem por objetivo inserir o acadêmico no contexto que o cerca, formando um médico mais humanitário, crítico, capaz de interagir com o meio social e de promover a saúde de forma holística.

Neste cenário, realizamos projetos em Saúde Pública (SCOPH) como a “Blitz da Saúde” e o “Hospital do Ursinho”, com a finalidade de levar conhecimento em saúde às comunidades, interagindo com as necessidades específicas de cada localidade. Também atuamos em Saúde Reprodutiva incluindo ISTs e Diversidade de Gênero (SCORA) em ações como o “Adolescer”, o qual discute temas relativos à sexualidade para desconstruir paradigmas e discutir a temática com o público jovem. E existem as atividades envolvendo Direitos Humanos e Paz (SCORP) como o “Alegria nas Ruas”, que almeja inserir os estudantes em realidades pouco comuns à graduação, abordando o bem estar da população negligenciada.

Como alicerce da Extensão, temos o Ensino, o qual é discutido na IFMSA Brazil por meio do comitê de Educação Médica (SCOME). Através de eventos, cursos, workshops e simpósios, como o “Curso de Libras”, “Curso de Hipnose”, “BLS”, entre outros, é construído um arcabouço teórico, o qual respalda as nossas ações – capacitando-nos para atuar entre a população, mas também formando-nos como indivíduos e como profissionais da saúde. Além disso, a Educação Médica também aborda discussões e temas pouco abordados em sala de aula, fomentando a criticidade e a expressão do estudante de medicina.

Todas as atividades desenvolvidas possuem alguns resultados, que são o feedback, colhido por meio de diálogos que revelam as impressões dos envolvidos e os impactos do que foi realizado. Isso tudo é compilado e transformado em dados, os quais embasam a Pesquisa, completando o nosso tripé. Além disso, tem-se o Intercâmbio realizado pela IFMSA Brazil. A ideia de fazer a diferença extrapolando fronteiras é possível com os intercâmbios internacionais, os quais atuam nas áreas clínico-cirúrgicas (SCOPE) e de pesquisa (SCORE), tendo como proposta a expansão do conhecimento em outros países através do contato entre diferentes estruturas acadêmicas e culturais. As experiências vão muito além das vivências estudantis, agregando à formação do indivíduo e ao seu amadurecimento, somando a isso a valorização do currículo.

End: Av. Brigadeiro Faria Lima, - 5416 - Vila São Pedro
CEP: 15090-000 Cidade: São José do Rio Preto - SP
Fone: (17) 3201-5700 - Fax: (17) 3229-1777