Classificação dos Tipos de Violência Contra Crianças e Adolescentes

Violência Física - é o uso da força física como meio de educar. Muitos pais ou responsáveis surram seus filhos porque entendem ser um bom “corretivo”. Acreditam que o fato de terem sido educados de maneira agressiva os tornaram o que são, e assim educam, esquecendo-se das dores que tais atitudes lhes trouxeram e ainda carregam consigo.

Negligência - caracteriza-se pelo descaso dos pais ou responsáveis para com as coisas que são essenciais ao desenvolvimento sadio dos filhos. É o descuido com a alimentação, saúde, higiene, vida escolar, vestuário e outros. Estes atos são praticados por pessoas de todas as classes sociais.

Violência Sexual – é o ato através do qual um ou mais adultos (do mesmo sexo ou não) usam a criança ou adolescente com a finalidade de obter prazer sexual. Não é só o uso da criança ou adolescente como parceiro sexual, mas também quando os adultos estimulam e manipulam os órgãos sexuais da criança ou forçam-nas a estimular ou manipular seus órgãos sexuais.

Violência Psicológica – é a violência que humilha, rejeita, fere moralmente a criança ou adolescente. Envolve a indiferença a rejeição afetiva. Pode haver o uso de frases como: “Você é burro!”, “Você é um inferno na minha vida!”, “Eu ainda vou te matar!”, assim como colocar a criança de castigo em um quarto escuro ou amedrontá-la de outras formas. Estas frases e atitudes causam danos que prejudicam o desenvolvimento psicológico e social da criança.

End: Av. Brigadeiro Faria Lima, - 5416 - Vila São Pedro
CEP: 15090-000 Cidade: São José do Rio Preto - SP
Fone: (17) 3201-5700 - Fax: (17) 3229-1777