Entende-se como Liga Acadêmica da FAMERP (LA), grupos de acadêmicos orientados por ao menos um docente da FAMERP, que organizam atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão em uma determinada área da saúde.

As LAs têm como função: contribuir para o atendimento e promoção de saúde à comunidade; estabelecer um espaço que propicie o aprimoramento da formação técnico-científica e humanística dos alunos da graduação, pós-graduação e profissionais da área da saúde; promover atividades interdisciplinares; produzir conhecimentos relevantes frente às demandas sociais contemporâneas.

As LAs estão fundamentadas pelo Tripé Universitário – Ensino, Pesquisa e Extensão – incluem atividades de estudo e aulas teóricas (Ensino) que ajudam na capacitação para atuação na comunidade e para raciocínio clínico no desenvolvimento de pesquisas; investigação científica através dos projetos de pesquisa ou iniciações científicas (Pesquisa); proposição, organização e desenvolvimento de atividades periódicas junto a comunidades definidas (Extensão).

Geralmente as LAs têm o funcionamento de um ano, podendo ser oficializadas em março ou agosto do ano vigente. Ela deve ser organizada de forma a ter continuidade para novos estudantes em períodos consecutivos. A área escolhida deve ser abrangente e contemplar as demandas da população. Deve-se evitar temas muito específicos, que restrinjam o trabalho a poucas pessoas ou gerem tendência a uma “superespecialização” precoce do estudante.

Em todo o processo de criação e desenvolvimento das atividades de uma LA, os alunos devem ter ciência de que podem ter uma área de interesse, mas que não é o caminho mais curto para a especialização e sim uma oportunidade de aprender a buscar o conhecimento, de desenvolver o raciocínio clínico e científico e, principalmente, de permitir sua saída do foco hospitalar, do intramuros da IES, estimulando seu interesse e o respeito na interação com a comunidade.

As LAs na FAMERP são coordenadas pelo COLIG (Conselho das Ligas da FAMERP), que representa as LAs frente aos órgãos deliberativos da FAMERP, Órgãos Municipais e comunidade adjacente e fiscaliza suas atividades, supervisionado pela Diretoria de Extensão e Serviços da Comunidade.

Os documentos necessários para a oficialização de Ligas Acadêmicas são:

Check-List
Pedido de Participação no COLIG
Documentação para o processo de oficialização
Carta de Ciência do Departamento da Disciplina
Principais objetivos dos Planos
Plano de Pesquisa da Liga
Estatuto das Ligas
Parecer do COLIG – 2021

LIGAS ACADÊMICAS ATIVAS EM 2022

Liga de Ortopedia e Traumatologia – LORTOP
Liga de Práticas Integrativas – LPI
Liga de Dermatologia e Combate ao Cancer de Pele – LDCCP
Liga de Atenção Integral à Saúde da Mulher – LAISM
Liga de Neurociências – LINEC
Liga da Coronária – LICOR
Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos – LTX
Liga de Nefrologia
Liga da Dor – LIDOR
Liga de Clínica Médica – LICLIN
Liga de Pediatria – LIPED
Liga de Atenção às Populações Negligenciadas – LIPOP
Liga de Saúde da População Rural – LISPR
Liga de Cirurgia Geral e Trauma – LCT
Liga de Cardiologia – LICARDIO
Liga do Fígado – LIFIG
Liga de Saúde da Família – LASF
Liga de Oncologia – LOF
Liga de Geriatria e Gerontologia – LGG
Liga de Saúde Mental – LISME
Liga de Cuidados Paliativos – LCP