PSICOLOGIA
PSICOLOGIA
InformaçÔes do Curso
- Oferece:Â 20 vagas
- PerĂodo:Â Integral
- Duração: 5 anos
- Carga HorĂĄria: 4.785 horas
O Curso de Psicologia da FAMERP, criado em 2016 (Portaria CEE-GP-328, de 30/09/2016), formou sua primeira turma em 2021 e obteve nota måxima no ENADE (nota 5) em sua primeira avaliação (2023).
Fundamentado nos valores institucionais da FAMERP, o curso tem por missĂŁo formar psicĂłlogos comprometidos com o aperfeiçoamento de uma pratica Ă©tica, humanista e baseada em evidĂȘncias da psicologia, comprometida em contribuir para o equacionamento de problemas sociais que determinam e condicionam a qualidade de vida e os indicadores de saĂșde da população, colaborando tambĂ©m na formulação e execução de polĂticas voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saĂșde do indivĂduo e da coletividade.
Tem como principais objetivos formar profissionais capacitados a: compreender as variĂĄveis psicolĂłgicas que interferem na manutenção e na promoção da saĂșde; identificar os aspectos sociais e comportamentais relacionados Ă etiologia e manifestação dos processos de sofrimento psĂquico; desenvolver habilidades e competĂȘncias tĂ©cnicas para implementação de prĂĄticas psicolĂłgicas baseadas em evidĂȘncias; desenvolver competĂȘncias de autocuidado e regulação emocional, como competĂȘncias fundamentais de qualificação para a prĂĄtica profissional e tambĂ©m como medidas de proteção Ă saĂșde dos futuros profissionais; aprimorar habilidades relacionais que favoreçam a construção de vĂnculos de trabalho baseados em Ă©tica, equidade e cooperatividade junto Ă população e tambĂ©m em equipes multi e interdisciplinares.
Objetivos terminais do Curso
O perfil profissional almejado pelo Curso de Psicologia da FAMERP Ă© fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, em convergĂȘncia com a missĂŁo e princĂpios institucionais e inclui:
- Compreender a realidade brasileira nas suas diferentes estruturas sociais;
- Ter postura humanista voltada para o acolhimento das necessidades individuais e coletivas, com aptidão para identificar seu papel social e capacidade para atuar ética e coerentemente no atendimento às demandas da comunidade;
- Ter conhecimento e compromisso com a polĂtica social de AssistĂȘncia Ă SaĂșde, a partir de uma visĂŁo crĂtica e abrangente da mesma, de forma a tornar-se um agente de mudanças deste sistema nos diversos nĂveis de complexidade;
- Ter habilidade e competĂȘncia para analisar as mais diferentes formas e campos de atuação, seus desafios contemporĂąneos, considerando a realidade brasileira e regional;
- Identificar, compreender e discriminar os principais e diferentes sistemas, modelos e correntes formadoras das vĂĄrias matrizes da Psicologia;
- Ter domĂnio do mĂ©todo cientĂfico para identificar e avaliar de forma crĂtica o conhecimento disponĂvel e manter-se constantemente atualizado com prĂĄticas baseadas na anĂĄlise de necessidades da comunidade e evidĂȘncias do saber fundamentado.
- Ser capaz de desenvolver raciocĂnio clĂnico de forma global, para identificar e abordar os problemas individuais e da comunidade com objetividade e precisĂŁo, Ă luz da ciĂȘncia e do contexto psicossocial;
- Ser capaz de integrar equipes multi e interdisciplinares, reconhecendo e discriminando sua função, seja ela de liderança, gerenciamento, colaboração ou participação;
- Identificar e diagnosticar problemas, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teĂłricos e caracterĂsticas/necessidades da população/alvo.
- Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros;
- Atuar inter e multiprofissionalmente, de forma a propiciar o desenvolvimento de vĂnculos interpessoais;
- Desenvolver atividades sempre tendo como referĂȘncia a Ătica Profissional.
- Utilizar fundamentação teórica para analisar, descrever e compreender os processos psicológicos;
- Conhecer e utilizar técnicas e métodos de avaliação e intervenção psicológica;
- Realizar psicoterapia individual, orientação, aconselhamento e coordenação de processos grupais, considerando as diferenças de seus integrantes;
- Utilizar mĂ©todos de investigação cientĂfica de acordo com o conhecimento psicolĂłgico profissional, com habilidade para integrar teoria e prĂĄtica, de modo a identificar problemas, planejar, executar projetos de intervenção e avaliar o impacto da intervenção;
- Integrar teoria e pråtica, de modo a identificar problemas, planejar e executar projetos de intervenção;
- Ter consciĂȘncia da necessidade de atualização e formação permanentes;
- Pautar sua atuação em uma postura crĂtica, no respeito aos princĂpios Ă©ticos em geral e normas Ă©ticas que regem a atuação profissional e de pesquisa.