PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

Informações do Curso

  • Oferece: 20 vagas
  • Período: Integral
  • Duração: 5 anos
  • Carga Horária: 4.785 horas

O Curso de Psicologia da FAMERP, criado em 2016 (Portaria CEE-GP-328, de 30/09/2016), formou sua primeira turma em 2021 e obteve nota máxima no ENADE (nota 5) em sua primeira avaliação (2023).

Fundamentado nos valores institucionais da FAMERP, o curso tem por missão formar psicólogos comprometidos com o aperfeiçoamento de uma pratica ética, humanista e baseada em evidências da psicologia, comprometida em contribuir para o equacionamento de problemas sociais que determinam e condicionam a qualidade de vida e os indicadores de saúde da população, colaborando também na formulação e execução de políticas voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo e da coletividade.

Tem como principais objetivos formar profissionais capacitados a: compreender as variáveis psicológicas que interferem na manutenção e na promoção da saúde; identificar os aspectos sociais e comportamentais relacionados à etiologia e manifestação dos processos de sofrimento psíquico; desenvolver habilidades e competências técnicas para implementação de práticas psicológicas baseadas em evidências; desenvolver competências de autocuidado e regulação emocional, como competências fundamentais de qualificação para a prática profissional e também como medidas de proteção à saúde dos futuros profissionais; aprimorar habilidades relacionais que favoreçam a construção de vínculos de trabalho baseados em ética, equidade e cooperatividade junto à população e também em equipes multi e interdisciplinares.

Objetivos terminais do Curso

O perfil profissional almejado pelo Curso de Psicologia da FAMERP é fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, em convergência com a missão e princípios institucionais e inclui:

  • Compreender a realidade brasileira nas suas diferentes estruturas sociais;
  • Ter postura humanista voltada para o acolhimento das necessidades individuais e coletivas, com aptidão para identificar seu papel social e capacidade para atuar ética e coerentemente no atendimento às demandas da comunidade;
  • Ter conhecimento e compromisso com a política social de Assistência à Saúde, a partir de uma visão crítica e abrangente da mesma, de forma a tornar-se um agente de mudanças deste sistema nos diversos níveis de complexidade;
  • Ter habilidade e competência para analisar as mais diferentes formas e campos de atuação, seus desafios contemporâneos, considerando a realidade brasileira e regional;
  • Identificar, compreender e discriminar os principais e diferentes sistemas, modelos e correntes formadoras das várias matrizes da Psicologia;
  • Ter domínio do método científico para identificar e avaliar de forma crítica o conhecimento disponível e manter-se constantemente atualizado com práticas baseadas na análise de necessidades da comunidade e evidências do saber fundamentado.
  • Ser capaz de desenvolver raciocínio clínico de forma global, para identificar e abordar os problemas individuais e da comunidade com objetividade e precisão, à luz da ciência e do contexto psicossocial;
  • Ser capaz de integrar equipes multi e interdisciplinares, reconhecendo e discriminando sua função, seja ela de liderança, gerenciamento, colaboração ou participação;
  • Identificar e diagnosticar problemas, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teóricos e características/necessidades da população/alvo.
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros;
  • Atuar inter e multiprofissionalmente, de forma a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais;
  • Desenvolver atividades sempre tendo como referência a Ética Profissional.
  • Utilizar fundamentação teórica para analisar, descrever e compreender os processos psicológicos;
  • Conhecer e utilizar técnicas e métodos de avaliação e intervenção psicológica;
  • Realizar psicoterapia individual, orientação, aconselhamento e coordenação de processos grupais, considerando as diferenças de seus integrantes;
  • Utilizar métodos de investigação científica de acordo com o conhecimento psicológico profissional, com habilidade para integrar teoria e prática, de modo a identificar problemas, planejar, executar projetos de intervenção e avaliar o impacto da intervenção;
  • Integrar teoria e prática, de modo a identificar problemas, planejar e executar projetos de intervenção;
  • Ter consciência da necessidade de atualização e formação permanentes;
  • Pautar sua atuação em uma postura crítica, no respeito aos princípios éticos em geral e normas éticas que regem a atuação profissional e de pesquisa.