PSICOLOGIA

PSICOLOGIA

InformaçÔes do Curso

  • Oferece: 20 vagas
  • PerĂ­odo: Integral
  • Duração: 5 anos
  • Carga HorĂĄria: 4.785 horas

O Curso de Psicologia da FAMERP, criado em 2016 (Portaria CEE-GP-328, de 30/09/2016), formou sua primeira turma em 2021 e obteve nota måxima no ENADE (nota 5) em sua primeira avaliação (2023).

Fundamentado nos valores institucionais da FAMERP, o curso tem por missĂŁo formar psicĂłlogos comprometidos com o aperfeiçoamento de uma pratica Ă©tica, humanista e baseada em evidĂȘncias da psicologia, comprometida em contribuir para o equacionamento de problemas sociais que determinam e condicionam a qualidade de vida e os indicadores de saĂșde da população, colaborando tambĂ©m na formulação e execução de polĂ­ticas voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saĂșde do indivĂ­duo e da coletividade.

Tem como principais objetivos formar profissionais capacitados a: compreender as variĂĄveis psicolĂłgicas que interferem na manutenção e na promoção da saĂșde; identificar os aspectos sociais e comportamentais relacionados Ă  etiologia e manifestação dos processos de sofrimento psĂ­quico; desenvolver habilidades e competĂȘncias tĂ©cnicas para implementação de prĂĄticas psicolĂłgicas baseadas em evidĂȘncias; desenvolver competĂȘncias de autocuidado e regulação emocional, como competĂȘncias fundamentais de qualificação para a prĂĄtica profissional e tambĂ©m como medidas de proteção Ă  saĂșde dos futuros profissionais; aprimorar habilidades relacionais que favoreçam a construção de vĂ­nculos de trabalho baseados em Ă©tica, equidade e cooperatividade junto Ă  população e tambĂ©m em equipes multi e interdisciplinares.

Objetivos terminais do Curso

O perfil profissional almejado pelo Curso de Psicologia da FAMERP Ă© fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, em convergĂȘncia com a missĂŁo e princĂ­pios institucionais e inclui:

  • Compreender a realidade brasileira nas suas diferentes estruturas sociais;
  • Ter postura humanista voltada para o acolhimento das necessidades individuais e coletivas, com aptidĂŁo para identificar seu papel social e capacidade para atuar Ă©tica e coerentemente no atendimento Ă s demandas da comunidade;
  • Ter conhecimento e compromisso com a polĂ­tica social de AssistĂȘncia Ă  SaĂșde, a partir de uma visĂŁo crĂ­tica e abrangente da mesma, de forma a tornar-se um agente de mudanças deste sistema nos diversos nĂ­veis de complexidade;
  • Ter habilidade e competĂȘncia para analisar as mais diferentes formas e campos de atuação, seus desafios contemporĂąneos, considerando a realidade brasileira e regional;
  • Identificar, compreender e discriminar os principais e diferentes sistemas, modelos e correntes formadoras das vĂĄrias matrizes da Psicologia;
  • Ter domĂ­nio do mĂ©todo cientĂ­fico para identificar e avaliar de forma crĂ­tica o conhecimento disponĂ­vel e manter-se constantemente atualizado com prĂĄticas baseadas na anĂĄlise de necessidades da comunidade e evidĂȘncias do saber fundamentado.
  • Ser capaz de desenvolver raciocĂ­nio clĂ­nico de forma global, para identificar e abordar os problemas individuais e da comunidade com objetividade e precisĂŁo, Ă  luz da ciĂȘncia e do contexto psicossocial;
  • Ser capaz de integrar equipes multi e interdisciplinares, reconhecendo e discriminando sua função, seja ela de liderança, gerenciamento, colaboração ou participação;
  • Identificar e diagnosticar problemas, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teĂłricos e caracterĂ­sticas/necessidades da população/alvo.
  • Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros;
  • Atuar inter e multiprofissionalmente, de forma a propiciar o desenvolvimento de vĂ­nculos interpessoais;
  • Desenvolver atividades sempre tendo como referĂȘncia a Ética Profissional.
  • Utilizar fundamentação teĂłrica para analisar, descrever e compreender os processos psicolĂłgicos;
  • Conhecer e utilizar tĂ©cnicas e mĂ©todos de avaliação e intervenção psicolĂłgica;
  • Realizar psicoterapia individual, orientação, aconselhamento e coordenação de processos grupais, considerando as diferenças de seus integrantes;
  • Utilizar mĂ©todos de investigação cientĂ­fica de acordo com o conhecimento psicolĂłgico profissional, com habilidade para integrar teoria e prĂĄtica, de modo a identificar problemas, planejar, executar projetos de intervenção e avaliar o impacto da intervenção;
  • Integrar teoria e prĂĄtica, de modo a identificar problemas, planejar e executar projetos de intervenção;
  • Ter consciĂȘncia da necessidade de atualização e formação permanentes;
  • Pautar sua atuação em uma postura crĂ­tica, no respeito aos princĂ­pios Ă©ticos em geral e normas Ă©ticas que regem a atuação profissional e de pesquisa.