Disciplina Ementa OBG/OPT Docente ResponsĂĄvel
Comportamento e saĂșde Modelo biopsicossocial de saĂșde/doença; Comportamento e mudanças de comportamento. SaĂșde e comportamento: comportamentos saudĂĄveis, de risco e mudanças no estilo de vida; adesĂŁo, motivação e mudanças. Prevenção e manejo de doenças: demandas e responsabilidades do indivĂ­duo, do sistema de saĂșde e da comunidade. Problemas especĂ­ficos: ĂĄlcool, tabaco e outras drogas; nutrição, obesidade e transtornos alimentares; prĂĄtica de atividade fĂ­sica. Manutenção das mudanças positivas de comportamento. ObrigatĂłria   (3 crĂ©ditos) Profa Dra Leda M Branco
Produção cientĂ­fica Redação e apresentação: Produção cientĂ­fica. Tipos de produção. Finalidade, estrutura e modelo de diferentes tipos de produção: resumo, artigo (original, revisĂŁo, relato de caso). Redigir como processo. CaracterĂ­sticas do discurso cientĂ­fico. Linguagem e redação cientĂ­fica. Leitura crĂ­tica. Autoria. Redação de projetos. Redação de artigos: tĂ­tulo e resumo, introdução, materiais e mĂ©todos, resultados e discussĂŁo. Apresentação de trabalhos em congressos: apresentação oral, mesa redonda, simpĂłsio, conferĂȘncia. Normas de publicação. ObrigatĂłria   (2 crĂ©ditos) Profa Dra M. Cristina Miyazaki
EstatĂ­stica NoçÔes bĂĄsicas de estatĂ­stica: estatĂ­stica descritiva; variĂĄveis; população e cĂĄlculo da amostra; estatĂ­stica paramĂ©trica e nĂŁo paramĂ©trica; intervalo de confiança e poder estatĂ­stico. NoçÔes bĂĄsicas de bancos de dados e anĂĄlise de dados. SPSS: uso do software para anĂĄlise de dados. ObrigatĂłria   (3 crĂ©ditos) Profa Dra Patricia Fucuta
Ética Ética e BioĂ©tica Geral; Ética Pessoal; Ética Profissional; Ética Profissional Aplicada, CĂłdigo de Ética Profissional do PsicĂłlogo. Dilemas Éticos; Ética e Pesquisa. ObrigatĂłria   (2 crĂ©ditos) Prof Dr Nelson Iguimar Valerio
Metodologia de pesquisa Concepção de ciĂȘncia; MĂ©todo cientĂ­fico; Delineamentos de pesquisa (estudos descritivos, estudos observacionais, experimentais); Aspectos Ă©ticos; Normas de publicação; Projeto de pesquisa; Principais fontes de informação (elementos essenciais para a busca bibliogrĂĄfica); Bases de dados (Bireme; PeriĂłdicos Capes; Google AcadĂȘmico; PubMed; Lilacs; Medline). Gerenciador de referĂȘncias: EndNote. ObrigatĂłria   (3 crĂ©ditos) Profa Dra Neide Aparecida Micelli Domingos
Planejamento de ensino DocĂȘncia no ensino superior. Planejamento de ensino; objetivos educacionais; estratĂ©gias de ensino/aprendizagem; mĂ©todos de avaliação da aprendizagem. Relação professor/aluno. Compromisso social, profissionalismo e ensino.   ObrigatĂłria   (3 crĂ©ditos) Profa Dra M. Cristina Miyazaki
Pesquisa e Responsabilidade Social Ementa: CiĂȘncia; Compromisso Social; BioĂ©tica; Divulgação CientĂ­fica; Dialogicidade; Descolonização da Psicologia; Direitos Humanos. Objetivos: Espera-se que, ao final da disciplina, o aluno seja capaz de: – Compreender a relevĂąncia de uma prĂĄtica cientĂ­fica baseada em compromisso social; – Identificar as estruturas opressoras e autoritĂĄrias nas instituiçÔes de ensino e na formação de pesquisadores; – Refletir sobre as influĂȘncias de narrativas colonialistas na prĂĄtica cientĂ­fica; – Avaliar o potencial impacto social de pesquisas; – Reconhecer estratĂ©gias de engajamento da sociedade e de levantamento de temas sociais relevantes em projetos de pesquisa; – Desenvolver diretrizes bĂĄsicas de uma pratica de pesquisa baseada em compromisso social; – Desenvolver metodologias adequadas para fomento da divulgação cientĂ­fica; – Compreender a importĂąncia da democratização de acesso ao conhecimento cientĂ­fico. ObrigatĂłria   (2 crĂ©ditos) Prof Dr Randolfo Santos Junior
Investigação psicossomĂĄtica Medicina e PsicanĂĄlise. A Doença e o Sentir-se doente. A Histeria e seus enigmas. O surgimento da PsicanĂĄlise. Diversas PsicossomĂĄticas. A QuestĂŁo do Corpo em PsicanĂĄlise. O significado inconsciente das doenças. O sintoma psicossomĂĄtico e a questĂŁo subjetiva. Um modelo para a compreensĂŁo do corpo-mente: a Banda de Moebius. O modelo de Cambridge para o Insight e o Monitoramento das FunçÔes Corporais e Mentais. Optativa   (2 crĂ©ditos) Prof Dr Lazslo A Ávila
A bioĂ©tica, a biotecnologia e a psicologia BioĂ©tica e Ética na leitura da Psicologia; InĂ­cio da vida humana de acordo com o STF; Lei 11.105/05, conhecida por Lei de Biossegurança; PrincĂ­pios da BioĂ©tica; Dignidade da pessoa humana e seus limites cientĂ­ficos; Utilização de cĂ©lulas-tronco embrionĂĄrias; Aborto no CĂłdigo Penal e no Anteprojeto; Reprodução humana assistida. Maternidade substitutiva; InseminaçÔes autĂłloga e heterĂłloga; Resolução 2121/2015 do CFM; Direitos do embriĂŁo e Estatuto do EmbriĂŁo; TransfusĂŁo de sangue e crença religiosa; Clonagem Humana; Lei de coleta de perfil genĂ©tico; Esterilização humana artificial; O direito de morrer com dignidade: eutanĂĄsia, distanĂĄsia, mistanĂĄsia, ortotanĂĄsia, suicĂ­dio assistido; Transplante de ĂłrgĂŁos e tecidos humanos; Cirurgia de Transgenitalização; Direitos dos casais homossexuais; Identidade de gĂȘnero. Optativa   (2 crĂ©ditos) Prof Dr Eudes Quintino de Oliveira Junior
Educação sexual Conhecimento sobre sexualidade humana, educação sexual, diversidade sexual e de gĂȘnero; formação sobre educadores em educação sexual; analisar estudos e trabalhos teĂłricos/prĂĄticos sobre a pesquisa em educação sexual dentro da ĂĄrea de atuação de cada profissional. Optativa   (2 crĂ©ditos) Profa Dra M. Jaqueline C. Pinto
EstĂĄgio de docĂȘncia Desenvolvimento de competĂȘncias e habilidades didĂĄtico-pedagĂłgicas relacionadas ao planejamento, processo ensino/aprendizagem e avaliação do ensino superior; Treinamento didĂĄtico-pedagĂłgico para aprender e treinar as principais tĂ©cnicas de ensino. Optativa   (2 crĂ©ditos) Profa Dra Neide Aparecida Micelli Domingos
Utilização de recursos avançados em planilhas eletrĂŽnicas VisĂŁo geral da capacidade do Excel ou Google Planilhas; entrada de dados e formulĂĄrios do Google para captura de dados; autopreenchimento e fĂłrmulas; referenciar a Tabela DinĂąmica e grĂĄficos; modelos de EstatĂ­stica Descritiva usando Excel ou Google Planilhas; exportação de dados para outros softwares. Optativa   (2 crĂ©ditos) Prof Dr JoĂŁo Marcelo Rondina
Pesquisa Qualitativa A disciplina visa propiciar reflexĂŁo de aspectos teĂłricos e de prĂĄticas sobre a pesquisa qualitativa, evidenciando os aspectos teĂłricos-metodolĂłgicos aplicados   ao campo de estudos de saĂșde. ObrigatĂłria   (3 crĂ©ditos) Profa. Dra. Leda M Branco
SeminĂĄrios Avançados Estudos avançados sobre delineamentos de pesquisa, estruturação da dissertação e do manuscrito, revisĂŁo integrativa, revisĂŁo de escopo, anĂĄlise de dados e processo de submissĂŁo de artigo. ObrigatĂłria   (3 crĂ©ditos) Profa. Dra. Neide Aparecida Micelli Domingos
List of Academic Disciplines ——–  
Discipline Syllabus Design MAND/OPT Professors
Behavior and Health Biopsychosocial model of Health/Disease; Behavior and behavior change. Health and behavior: healthy behaviors, risk behaviors and lifestyle changes; compliance, motivation and changes. Disease prevention and management: claims and responsibilities of the individual, the health care system, and the community. Specific problems: alcohol, tobacco and other drugs; nutrition, obesity and eating disorders; physical activity practice. Sustaining positive behavior change. Mandatory (3 credits) Prof. Dr. Leda M Branco
Scientific production Writing and presentation: Scientific production. Types of production. Purpose, structure and model of different types of production: abstract, article (original, review, case report). Writing as a process. Characteristics of scientific discourse. Scientific language and writing. Critical reading. Authorship. Writing projects. Writing of articles: title and abstract, introduction, materials and methods, results and discussion. Presentation of papers in congresses: oral presentation, round table, symposium, conference. Guidelines for publication. Mandatory   (2 credits) Prof. Dr. M. Cristina Miyazaki
Statistics Basics of statistics: descriptive statistics; variables; population and sample calculation; parametric and nonparametric statistics; confidence interval and statistical power. Basics of databases and data analysis. SPSS: use of the software for data analysis. Mandatory   (3 credits) Prof. Dr. Patricia Fucuta
Ethics General Ethics and Bioethics; Personal Ethics; Professional Ethics; Applied Professional Ethics, Psychologist’s Code of Professional Ethics. Ethical Dilemmas; Ethics and Research. Mandatory   (2 credits) Prof. Dr. Nelson Iguimar Valerio
Research Methodology The concept of science; Scientific method; Research designs (descriptive studies, observational and experimental studies); Ethical aspects; Publication norms; Research project; Main sources of information (essential elements for the bibliographic search); Databases (Bireme; Capes Periodicals; Google Scholar; PubMed; Lilacs; Medline). Reference manager: EndNote. Mandatory   (3 credits) Prof. Dr. Neide Aparecida Micelli Domingos
Learning Planning Teaching in higher education. Teaching planning; educational objectives; teaching/learning strategies; methods of learning evaluation. Teacher-student relationship. Social commitment, professionalism and teaching. Mandatory   (3 credits) Prof.  Dr. M. Cristina Miyazaki
Research and Social Responsibility Course Syllabus: Science; Social Commitment; Bioethics; Scientific Dissemination; Dialogue; Decolonization from Psychology; Human Rights. Objectives: At the end of the course, students are expected to be able to: – Understand the relevance of a scientific practice based on social commitment; – Identify the oppressive and authoritarian structures in educational institutions as well as the training of researchers; – To reflect on the influences of colonialist narratives on scientific practice; – To evaluate the potential social impact of research; – To recognize strategies for engaging society and raising relevant social issues in research projects; – To develop basic guidelines for a research practice based on social commitment;- To develop appropriate methodologies for promoting scientific dissemination; – To understand the importance of democratizing access to scientific knowledge. Mandatory   (2 crĂ©dits) Prof Dr Randolfo Santos Junior
Science and social commitment Science; social commitment; bioethics; scientific dissemination; dialogicity; decolonization of Psychology; human rights. Mandatory   (3 credits) Prof. Dr. Randolfo Santos Junior
Psychosomatic Investigation Medicine and Psychoanalysis. The Sickness and Feeling Sick. Hysteria and its enigmas. The emergence of Psychoanalysis. Diverse Psychosomatics. The Question of the Body in Psychoanalysis. The unconscious meaning of the diseases. The psychosomatic symptom and the subjective question. A model for understanding the body-mind: The Band of Moebius. The Cambridge model for Insight and Monitoring of Body-Mind Functions. Optativa   (2 credits) Prof. Dr. Lazslo A Ávila
Bioethics, Biotechnology and Psychology Bioethics and Ethics in the reading of Psychology; Beginning of human life according to the STF; Law 11.105/05, known as the Biosecurity Law; Principles of Bioethics; Dignity of the human person and its scientific limits; Use of embryonic stem cells; Abortion in the Penal Code and in the Draft; Assisted human reproduction. Substitutive maternity; Autologous and heterologous inseminations; Resolution 2121/2015 of CFM; Embryo rights and Embryo Statute; Blood transfusion and religious belief; Human cloning; Law of genetic profile collection; Human artificial sterilization; The right to die with dignity: euthanasia, dysthanasia, mistanasia, orthothanasia, assisted suicide; Human organ and tissue transplantation; Transgenitalization surgery; Rights of homosexual couples; Gender identity. Optional   (2 credits) Prof. Dr. Eudes Quintino de Oliveira Junior
Sexual Education Concepts on sexuality, sexual education, sexual orientation, sexual and gender diversity; training on educators in sexual education; to analyze studies and theoretical/practical works on research in sexual education. Optional   (2 credits) Prof. Dr. M. Jaqueline C. Pinto
Teaching Internship Development of didactic-pedagogical skills and abilities related to planning, teaching/learning process, and evaluation of higher education; Didactic-pedagogical training to learn and train the main teaching techniques. Optional   (2 credits) Profa. Dra. Neide Aparecida Micelli Domingos
The Use of advanced resources in electronic spreadsheets Overview of Excel or Google Spreadsheets ability; data entry and Google forms for data capture; auto-fill and formulae; referencing the Pivot Table and charts; Descriptive Statistics models using Excel or Google Spreadsheets; exporting data to other software. Optional   (2 credits) Prof. Dr. JoĂŁo Marcelo Rondina
Qualitative Research Syllabus: The course aims to encourage reflection on theoretical and practical aspects of qualitative research, highlighting the theoretical and methodological aspects applied to the field of health studies. Mandatory (3 credits) Profa. Dra. Leda M Branco.
Advanced Seminars Advanced studies on research designs, dissertation and manuscript structuring, integrative review, scoping review, data analysis, article submission process. Mandatory   (3 credits) Profa Dra Neide Aparecida Micelli Domingos