Disciplina | Ementa | OBG/OPT | Docente Responsável |
Comportamento e saúde | Modelo biopsicossocial de saúde/doença; Comportamento e mudanças de comportamento. Saúde e comportamento: comportamentos saudáveis, de risco e mudanças no estilo de vida; adesão, motivação e mudanças. Prevenção e manejo de doenças: demandas e responsabilidades do indivíduo, do sistema de saúde e da comunidade. Problemas específicos: álcool, tabaco e outras drogas; nutrição, obesidade e transtornos alimentares; prática de atividade física. Manutenção das mudanças positivas de comportamento. | Obrigatória (3 créditos) | Profa Dra Leda M Branco |
Produção científica | Redação e apresentação: Produção científica. Tipos de produção. Finalidade, estrutura e modelo de diferentes tipos de produção: resumo, artigo (original, revisão, relato de caso). Redigir como processo. Características do discurso científico. Linguagem e redação científica. Leitura crítica. Autoria. Redação de projetos. Redação de artigos: título e resumo, introdução, materiais e métodos, resultados e discussão. Apresentação de trabalhos em congressos: apresentação oral, mesa redonda, simpósio, conferência. Normas de publicação. | Obrigatória (2 créditos) | Profa Dra M. Cristina Miyazaki |
Estatística | Noções básicas de estatística: estatística descritiva; variáveis; população e cálculo da amostra; estatística paramétrica e não paramétrica; intervalo de confiança e poder estatístico. Noções básicas de bancos de dados e análise de dados. SPSS: uso do software para análise de dados. | Obrigatória (3 créditos) | Profa Dra Patricia Fucuta |
Ética | Ética e Bioética Geral; Ética Pessoal; Ética Profissional; Ética Profissional Aplicada, Código de Ética Profissional do Psicólogo. Dilemas Éticos; Ética e Pesquisa. | Obrigatória (2 créditos) | Prof Dr Nelson Iguimar Valerio |
Metodologia de pesquisa | Concepção de ciência; Método científico; Delineamentos de pesquisa (estudos descritivos, estudos observacionais, experimentais); Aspectos éticos; Normas de publicação; Projeto de pesquisa; Principais fontes de informação (elementos essenciais para a busca bibliográfica); Bases de dados (Bireme; Periódicos Capes; Google Acadêmico; PubMed; Lilacs; Medline). Gerenciador de referências: EndNote. | Obrigatória (3 créditos) | Profa Dra Neide Aparecida Micelli Domingos |
Planejamento de ensino | Docência no ensino superior. Planejamento de ensino; objetivos educacionais; estratégias de ensino/aprendizagem; métodos de avaliação da aprendizagem. Relação professor/aluno. Compromisso social, profissionalismo e ensino. | Obrigatória (3 créditos) | Profa Dra M. Cristina Miyazaki |
Pesquisa e Responsabilidade Social | Ementa: Ciência; Compromisso Social; Bioética; Divulgação Científica; Dialogicidade; Descolonização da Psicologia; Direitos Humanos. Objetivos: Espera-se que, ao final da disciplina, o aluno seja capaz de: – Compreender a relevância de uma prática científica baseada em compromisso social; – Identificar as estruturas opressoras e autoritárias nas instituições de ensino e na formação de pesquisadores; – Refletir sobre as influências de narrativas colonialistas na prática científica; – Avaliar o potencial impacto social de pesquisas; – Reconhecer estratégias de engajamento da sociedade e de levantamento de temas sociais relevantes em projetos de pesquisa; – Desenvolver diretrizes básicas de uma pratica de pesquisa baseada em compromisso social; – Desenvolver metodologias adequadas para fomento da divulgação científica; – Compreender a importância da democratização de acesso ao conhecimento científico. | Obrigatória (2 créditos) | Prof Dr Randolfo Santos Junior |
Investigação psicossomática | Medicina e Psicanálise. A Doença e o Sentir-se doente. A Histeria e seus enigmas. O surgimento da Psicanálise. Diversas Psicossomáticas. A Questão do Corpo em Psicanálise. O significado inconsciente das doenças. O sintoma psicossomático e a questão subjetiva. Um modelo para a compreensão do corpo-mente: a Banda de Moebius. O modelo de Cambridge para o Insight e o Monitoramento das Funções Corporais e Mentais. | Optativa (2 créditos) | Prof Dr Lazslo A Ávila |
A bioética, a biotecnologia e a psicologia | Bioética e Ética na leitura da Psicologia; Início da vida humana de acordo com o STF; Lei 11.105/05, conhecida por Lei de Biossegurança; Princípios da Bioética; Dignidade da pessoa humana e seus limites científicos; Utilização de células-tronco embrionárias; Aborto no Código Penal e no Anteprojeto; Reprodução humana assistida. Maternidade substitutiva; Inseminações autóloga e heteróloga; Resolução 2121/2015 do CFM; Direitos do embrião e Estatuto do Embrião; Transfusão de sangue e crença religiosa; Clonagem Humana; Lei de coleta de perfil genético; Esterilização humana artificial; O direito de morrer com dignidade: eutanásia, distanásia, mistanásia, ortotanásia, suicídio assistido; Transplante de órgãos e tecidos humanos; Cirurgia de Transgenitalização; Direitos dos casais homossexuais; Identidade de gênero. | Optativa (2 créditos) | Prof Dr Eudes Quintino de Oliveira Junior |
Educação sexual | Conhecimento sobre sexualidade humana, educação sexual, diversidade sexual e de gênero; formação sobre educadores em educação sexual; analisar estudos e trabalhos teóricos/práticos sobre a pesquisa em educação sexual dentro da área de atuação de cada profissional. | Optativa (2 créditos) | Profa Dra M. Jaqueline C. Pinto |
Estágio de docência | Desenvolvimento de competências e habilidades didático-pedagógicas relacionadas ao planejamento, processo ensino/aprendizagem e avaliação do ensino superior; Treinamento didático-pedagógico para aprender e treinar as principais técnicas de ensino. | Optativa (2 créditos) | Profa Dra Neide Aparecida Micelli Domingos |
Utilização de recursos avançados em planilhas eletrônicas | Visão geral da capacidade do Excel ou Google Planilhas; entrada de dados e formulários do Google para captura de dados; autopreenchimento e fórmulas; referenciar a Tabela Dinâmica e gráficos; modelos de Estatística Descritiva usando Excel ou Google Planilhas; exportação de dados para outros softwares. | Optativa (2 créditos) | Prof Dr João Marcelo Rondina |
Pesquisa Qualitativa | A disciplina visa propiciar reflexão de aspectos teóricos e de práticas sobre a pesquisa qualitativa, evidenciando os aspectos teóricos-metodológicos aplicados ao campo de estudos de saúde. | Obrigatória (3 créditos) | Profa. Dra. Leda M Branco |
Seminários Avançados | Estudos avançados sobre delineamentos de pesquisa, estruturação da dissertação e do manuscrito, revisão integrativa, revisão de escopo, análise de dados e processo de submissão de artigo. | Obrigatória (3 créditos) | Profa. Dra. Neide Aparecida Micelli Domingos |
Discipline | Syllabus Design | MAND/OPT | Professors |
Behavior and Health | Biopsychosocial model of Health/Disease; Behavior and behavior change. Health and behavior: healthy behaviors, risk behaviors and lifestyle changes; compliance, motivation and changes. Disease prevention and management: claims and responsibilities of the individual, the health care system, and the community. Specific problems: alcohol, tobacco and other drugs; nutrition, obesity and eating disorders; physical activity practice. Sustaining positive behavior change. | Mandatory (3 credits) | Prof. Dr. Leda M Branco |
Scientific production | Writing and presentation: Scientific production. Types of production. Purpose, structure and model of different types of production: abstract, article (original, review, case report). Writing as a process. Characteristics of scientific discourse. Scientific language and writing. Critical reading. Authorship. Writing projects. Writing of articles: title and abstract, introduction, materials and methods, results and discussion. Presentation of papers in congresses: oral presentation, round table, symposium, conference. Guidelines for publication. | Mandatory (2 credits) | Prof. Dr. M. Cristina Miyazaki |
Statistics | Basics of statistics: descriptive statistics; variables; population and sample calculation; parametric and nonparametric statistics; confidence interval and statistical power. Basics of databases and data analysis. SPSS: use of the software for data analysis. | Mandatory (3 credits) | Prof. Dr. Patricia Fucuta |
Ethics | General Ethics and Bioethics; Personal Ethics; Professional Ethics; Applied Professional Ethics, Psychologist’s Code of Professional Ethics. Ethical Dilemmas; Ethics and Research. | Mandatory (2 credits) | Prof. Dr. Nelson Iguimar Valerio |
Research Methodology | The concept of science; Scientific method; Research designs (descriptive studies, observational and experimental studies); Ethical aspects; Publication norms; Research project; Main sources of information (essential elements for the bibliographic search); Databases (Bireme; Capes Periodicals; Google Scholar; PubMed; Lilacs; Medline). Reference manager: EndNote. | Mandatory (3 credits) | Prof. Dr. Neide Aparecida Micelli Domingos |
Learning Planning | Teaching in higher education. Teaching planning; educational objectives; teaching/learning strategies; methods of learning evaluation. Teacher-student relationship. Social commitment, professionalism and teaching. | Mandatory (3 credits) | Prof. Dr. M. Cristina Miyazaki |
Research and Social Responsibility | Course Syllabus: Science; Social Commitment; Bioethics; Scientific Dissemination; Dialogue; Decolonization from Psychology; Human Rights. Objectives: At the end of the course, students are expected to be able to: – Understand the relevance of a scientific practice based on social commitment; – Identify the oppressive and authoritarian structures in educational institutions as well as the training of researchers; – To reflect on the influences of colonialist narratives on scientific practice; – To evaluate the potential social impact of research; – To recognize strategies for engaging society and raising relevant social issues in research projects; – To develop basic guidelines for a research practice based on social commitment;- To develop appropriate methodologies for promoting scientific dissemination; – To understand the importance of democratizing access to scientific knowledge. | Mandatory (2 crédits) | Prof Dr Randolfo Santos Junior |
Science and social commitment | Science; social commitment; bioethics; scientific dissemination; dialogicity; decolonization of Psychology; human rights. | Mandatory (3 credits) | Prof. Dr. Randolfo Santos Junior |
Psychosomatic Investigation | Medicine and Psychoanalysis. The Sickness and Feeling Sick. Hysteria and its enigmas. The emergence of Psychoanalysis. Diverse Psychosomatics. The Question of the Body in Psychoanalysis. The unconscious meaning of the diseases. The psychosomatic symptom and the subjective question. A model for understanding the body-mind: The Band of Moebius. The Cambridge model for Insight and Monitoring of Body-Mind Functions. | Optativa (2 credits) | Prof. Dr. Lazslo A Ávila |
Bioethics, Biotechnology and Psychology | Bioethics and Ethics in the reading of Psychology; Beginning of human life according to the STF; Law 11.105/05, known as the Biosecurity Law; Principles of Bioethics; Dignity of the human person and its scientific limits; Use of embryonic stem cells; Abortion in the Penal Code and in the Draft; Assisted human reproduction. Substitutive maternity; Autologous and heterologous inseminations; Resolution 2121/2015 of CFM; Embryo rights and Embryo Statute; Blood transfusion and religious belief; Human cloning; Law of genetic profile collection; Human artificial sterilization; The right to die with dignity: euthanasia, dysthanasia, mistanasia, orthothanasia, assisted suicide; Human organ and tissue transplantation; Transgenitalization surgery; Rights of homosexual couples; Gender identity. | Optional (2 credits) | Prof. Dr. Eudes Quintino de Oliveira Junior |
Sexual Education | Concepts on sexuality, sexual education, sexual orientation, sexual and gender diversity; training on educators in sexual education; to analyze studies and theoretical/practical works on research in sexual education. | Optional (2 credits) | Prof. Dr. M. Jaqueline C. Pinto |
Teaching Internship | Development of didactic-pedagogical skills and abilities related to planning, teaching/learning process, and evaluation of higher education; Didactic-pedagogical training to learn and train the main teaching techniques. | Optional (2 credits) | Profa. Dra. Neide Aparecida Micelli Domingos |
The Use of advanced resources in electronic spreadsheets | Overview of Excel or Google Spreadsheets ability; data entry and Google forms for data capture; auto-fill and formulae; referencing the Pivot Table and charts; Descriptive Statistics models using Excel or Google Spreadsheets; exporting data to other software. | Optional (2 credits) | Prof. Dr. João Marcelo Rondina |
Qualitative Research | Syllabus: The course aims to encourage reflection on theoretical and practical aspects of qualitative research, highlighting the theoretical and methodological aspects applied to the field of health studies. | Mandatory (3 credits) | Profa. Dra. Leda M Branco. |
Advanced Seminars | Advanced studies on research designs, dissertation and manuscript structuring, integrative review, scoping review, data analysis, article submission process. | Mandatory (3 credits) | Profa Dra Neide Aparecida Micelli Domingos |