2024

Educação em Saúde Hipertensão e Diabetes – Educ HiperDia  (27 de Fevereiro à 13 de Junho): Propor ao acadêmico o desenvolvimento de competências nas ações de promoção em saúde na comunidade relacionado às doenças crônicas não transmissíveis: Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Melittus (DM).

Eis-me Aqui (15 de Abril a 25 de Novembro): Promover visitas semanais nos andares do HB e HCM a fim de promover o riso e conforto dos pacientes.

Consciência em Ação: Liga de Clínica Médica no Combate às DCNTs (20 de Maio a 26 de Junho): Oferecer informação acessível e de qualidade sobre doenças crônicas não transmissíveis como hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo II. Informar maneiras de identificar sinais de alarme para que a população alvo possa, se necessário, procurar atendimento médico em um posto de saúde ou por outro meio.

Atenção à Saúde de Mulheres em Situações Vulneráveis (Maio a Junho): Atender às demandas de saúde dentro de um centro de acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade, as quais foram encaminhadas diretamente do CAPS para o serviço em que a Extensão será realizada.

Avaliação Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (Maio a Novembro): Colaborar para o processo de avaliação e identificação dos Transtornos do neurodesenvolvimento, especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista com uso de Escala de Responsividade SRS-2. Proporcionar aos alunos contato com a prática profissional, assim como auxiliar no diagnóstico e no tratamento dos pacientes.

Educação em Saúde nas Escolas (Julho a Agosto): Realizar as atividades com a população da escola Jacob, a fim de promover o conhecimento nos mais diversos assuntos e proteção ao
público infantil e aos professores da instituição, com o objetivo de suprir as necessidades da instituição com capacitações, psicoeducação e atividades lúdicas
que desenvolvam as habilidades e conhecimentos desejados pela instituição.

HPVACINE – Conscientização sobre HPV e Vacinação (Junho e Agosto): Educar os alunos do ensino médio sobre o Papilomavírus Humano (HPV), suas formas de transmissão, riscos associados e a importância da vacinação como medida preventiva.

O Último Trago (Julho a Setembro): Criar vínculos com os adolescentes, difundir conhecimento o consumo de tabaco e, com isso, diminuir o contato precoce de adolescentes com o cigarro. Além de transmitir o conhecimento sobre o ciclo do vício e técnicas para interrompê-lo, visando que os estudantes que já fazem uso do tabaco consigam parar.

Maternamente (Julho a Novembro): Compreender as dificuldades enfrentadas por mães e bebês prematuros, as estratégias de enfrentamento usadas por elas e os resultados obesos, por meio do compartilhamento de experiências entre as progenitoras de crianças prematuras presentes na UTI, UCI elou a ala Canguru do Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto. O projeto também visa contribuir com a transmissão de conhecimentos e informações relacionados à autoestima mudanças corporais, vínculo entre mãe e filho, ansiedade e depressão pós-parto, romantização e culpabilização materna, aleitamento materno e prematuridade e na UTI para mães participantes. Espera-se também contribuir com uma formação médica mais humana dos
alunos da FAMERP envolvidos no projeto.

Idiossincrasias da Dicotomia entre Senso Comum e Senso Científico, Grupo de Estudos Voltado para Análise de Filmes e Obras Literárias (Julho a Dezembro): Desenvolver um grupo de estudos interdisciplinar dedicado à análise crítica de filmes e obras literárias, com o intuito de fomentar a pesquisa, reflexão e o pensamento crítico entre os participantes, promovendo uma abordagem colaborativa e a integração da comunidade acadêmica e externa.

Triagem Psicológica Precoce em Crianças com Suspeita de Transtornos do Neurodesenvolvimento (Agosto): Proporcionar experiência prática aos alunos em triagem psicológica e avaliação de crianças além de identificar precocemente crianças em risco de transtornos do neurodesenvolvimento, bem como oferecer suporte a essas crianças, famílias e educadores, visando promover um ambiente de crescimento integral.

Liga de Clínica Médica na Promoção de Saúde Infanto-Juvenil (Agosto a Setembro): Espera-se que os estudantes adquiram conhecimento sobre higiene, vacinação, alimentação saudável, respeito à diversidade e os perigos do excesso de telas, aplicando essas boas práticas ao longo da vida. Também se espera que os responsáveis pelo projeto aprimorem suas habilidades de comunicação e transmissão de informações de saúde.

Cartas de Outubro (Agosto a Setembro): O projeto destina-se a mulheres que recém receberam o diagnóstico de câncer de mama, assim o projeto se destinará a esclarecer para essas mulheres primeiro, a nível fisiológico, que modificações o câncer acarretará em seu corpo, abrangendo, toso os sistemas do corpo humano.

Pequenos Cidadãos (Agosto a Outubro): Propiciar um ambiente lúdico, confortável e acolhedor para desenvolvimento de habilidades sociais e culturais, dentro da esfera educacional transformadora, para amparo de questões incidentes da instituição.

Psicoeducação, Treino em Resolução de Problemas e Habilidades de Vida para Adolescentes em Situações de Vulnerabilidade e seus Professores (Agosto a Outubro): Identificar necessidades de estudantes e professores de uma escola municipal; planejar e desenvolver atividades voltadas para a prevenção e promoção de saúde com base nas necessidades identificadas.

Intervenção de RH Aliada à Saúde da Mente Dentro do Ambiente de Trabalho (Agosto a Novembro): Realizar atividades com os funcionários da Saúde do laboratório municipal, a fim de promover o conhecimento dentro da temática de Saúde Mental, pensando no desenvolvimento de habilidades e na melhoria do ambiente de trabalho nesse quesito.

Impacto da Estratégia sobre Vacinação em Estudantes da Rede Pública (Agosto a Novembro): Demonstrar por meio de rodas de conversa a importância da vacinação na prevenção de doenças. Auxiliar os alunos a distinguirem informações verdadeiras e falsas sobre vacinação. Contribuir com as campanhas mensais de vacinação promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de São
José do Rio Preto. Estimular os alunos a programarem o conhecimento adquirido sobre a vacinação.

FAMERP Contemplativa: Oficinas Abertas de Atenção Plena para Professores, Alunos e Interessados (Agosto a Novembro): Promover a redução do estresse, aumentar o insight, melhorar a concentração e fomentar a autorregulação emocional entre funcionários, professores e alunos da FAMERP por meio de práticas semanais de meditação.

Autorregulação e Controle de Raiva em Adolescentes (Agosto a Dezembro): Descrição da Atividade: Auxiliar adolescentes na compreensão e prática da autorregulação emocional; capacitar os participantes a identificar gatilhos de raiva e desenvolver estratégias saudáveis para lidar com essa emoção; promover o diálogo aberto sobre questões relacionadas à raiva e ao autocontrole.

Oficina de Artes com Pacientes Oncológicos (Agosto a Dezembro): Auxiliar na construção de significado para o luto de familiares de pacientes que estiveram em cuidados paliativos. Além de facilitar o acesso a informações e recursos sobre cuidados paliativos para os ligantes, ajudando-os a orientar pacientes e familiares a tomar decisões informadas sobre seu cuidado.

Vida em Equilíbrio: prevenção às doenças cardiovasculares (Agosto a Setembro): Criar um vínculo com os alunos da instituição e propagar ensinamentos acerca dos fatores de risco associados às doenças cardiovasculares, que mais afetam a população brasileira. Também buscamos que nossos ensinamentos atinjam os familiares desses alunos por meio de conversar levadas dos encontros para casa, prevenindo e contribuindo para o bem-estar de toda uma comunidade.

Primeiro Gole 2.0 (Agosto a Setembro): Capacitar os alunos para que tenham a condição de atuarem combatendo o primeiro contato com o álcool de forma precoce pelos estudantes de escola pública e minimizando, por consequência, os agravamentos decorrentes do consumo de bebida alcoólica pelos mesmos.

Saúde Mental na Adolescência (Agosto a Outubro): Promover o treinamento de Técnicas de reconhecimento de emoções, habilidades de comunicação, controle de sentimentos e empatia nos alunos do SENAI.

Educação em Saúde da Mulher (Agosto a Outubro): Trocar informações sobre saúde entre o os ligantes com os alunos do Colégio Santo André, buscando uma integração do grupo com rodas de conversa e dinâmicas.

NeuroEduca FAMERP (Setembro a Outubro): Capacitar adolescentes e professores para responderem as emergências neurológicas em ambientes extra-hospitalares, combatendo a desinformação no Brasil

Projeto de Extensão da LIGOFT (Setembro a Outubro): Proporcionar aos ligantes uma experiência educacional ampla e multidisciplinar capacitando-os a compreender detalhadamente desde a anatomia e fisiologia ocular até as técnicas cirúrgicas iniciais, abrangendo os aspectos multidisciplinares do cuidado ao paciente oftalmológico.

Capacitação de Primeiros Socorros Frente a Traumas Ocorridos em Ambiente de Lazer. (Outubro a Novembro): Capacitar Adolescentes a lidarem com situações de trauma e emergências, realizando os primeiros socorros adequado.

2023

Projeto Nazaré (08 a 24 de Março)

Projeto de Extensão “Intervenção Psicossocial em Adolescente” (Anualmente às Quintas-Feiras)

Projeto de Extensão “Apague Seu Último Cigarro! Acenda Essa Ideia!” (31 de Maio)

Projeto de Extensão “Integração e Socialização com Idosos” (Abril a Novembro)

Projeto de Extensão “Adolescer” (Setembro a Outubro)

Projeto “Avaliação Psicológica do Transtorno do Espectro Autista” (Setembro a Dezembro)

Projeto de Extensão “Apoio e Ajuda aos Caps Infantis” (Agosto a Outubro)

Projeto de Extensão “Educação em Saúde Infantil em Ambiente Escolar: Atividades Dinâmicas e Lúdicas” (01 de Agosto a 29 de Setembro)

Projeto de Extensão “Eis-Me Aqui” (Agosto a Novembro)

Projeto de Extensão “Implantação do Cuidado ao Paciente Diabético e Educação em Saúde Relacionado à Diabetes Mellitus na Comunidade do Conjunto Habitacional São Deocleciano de Rio Preto” (30 de Setembro a 26 de Outubro)

Projeto de Extensão “Primeiro Gole” (04 a 25 de Agosto)

Projeto de Extensão “Saúde Mental na Terceira Idade” (Janeiro a Dezembro)

Projeto de Extensão “Sócio Educativo Sobre o combate ao Câncer de Pele” (03 a 06 de Outubro)

Projeto de Extensão “Teddy Bear” (02 de Agosto a 01 de Setembro)

Projeto de Extensão “Atendimento e Formulação de Caso Clínico na Prática Profissional” (20 de Setembro a 28 de Novembro)

Projeto de Extensão “Capacitação em Primeiros Socorros Para Escolas e Comunidade” (Agosto a Novembro)

Projeto de Extensão “Conversações: Prevenção e Cuidados Prestados em Casas de Repouso de São José do Rio Preto” (Agosto a Novembro)

Projeto de Extensão “Introdução a Neurociências: das Encefalopatias aos Transtornos Mentais, os Impactos no Sistema Nervoso” (Novembro)

Projeto de Extensão “Licardio em: Prevenção de Doenças Cardiovasculares” (15 de Agosto a 29 de Setembro)

Projeto de Extensão “Transmissão de Conhecimentos Relacionados aos Transplantes de Órgãos para Estudantes do Ensino Médio” (Agosto a Outubro)

Projeto de Extensão “Promoção de Qualidade de Vida para Idosos Institucionalizados” (Abril a Novembro)

Projeto de Extensão “Psicologia do Esporte na FAMERP” (Fevereiro a Novembro)

Projeto de Extensão “Prevenção e Manejo Inicial no Trauma Automobilístico” (02 de Junho a 24 de Novembro)