2025

Eis-me Aqui (04 de Abril a 03 de Novembro): Promover bem estar no ambiente nosocomial, com a caracterização do grupo como palhaços, com o objetivo de alegrar o dia dos pacientes através da palhaçoterapia.

Casa Afro (Março a Novembro): Estabelecer relaçÔes interpessoais e transformadoras entre os discentes da Faculdade de Medicina de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto e a população da Casa Afro de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto, por meio de dinĂąmicas lĂșdicas, educativas e de autoconhecimento. 

Integrar (Março a Julho):  Estabelecer relaçÔes interpessoais e transformadoras entre os discentes da Faculdade de Medicina de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto e os Jovens do Centro de ConvivĂȘncia da Juventude, bem como, da Fundação CASA, por meio de dinĂąmicas lĂșdicas, educativas e de autoconhecimento.

EssĂȘncia – Esporte e CiĂȘncia (Abril a Novembro): Impulsionar o crescimento dos estudantes em Psicologia, explorando tĂ©cnicas psicolĂłgicas que aprimorem o desempenho de atletas.

2024

Educação em SaĂșde HipertensĂŁo e Diabetes – Educ HiperDia  (27 de Fevereiro Ă  13 de Junho): Propor ao acadĂȘmico o desenvolvimento de competĂȘncias nas açÔes de promoção em saĂșde na comunidade relacionado Ă s doenças crĂŽnicas nĂŁo transmissĂ­veis: HipertensĂŁo Arterial SistĂȘmica (HAS) e Diabetes Melittus (DM).

Eis-me Aqui (15 de Abril a 25 de Novembro): Promover visitas semanais nos andares do HB e HCM a fim de promover o riso e conforto dos pacientes.

ConsciĂȘncia em Ação: Liga de ClĂ­nica MĂ©dica no Combate Ă s DCNTs (20 de Maio a 26 de Junho): Oferecer informação acessĂ­vel e de qualidade sobre doenças crĂŽnicas nĂŁo transmissĂ­veis como hipertensĂŁo arterial sistĂȘmica e diabetes mellitus tipo II. Informar maneiras de identificar sinais de alarme para que a população alvo possa, se necessĂĄrio, procurar atendimento mĂ©dico em um posto de saĂșde ou por outro meio.

Atenção Ă  SaĂșde de Mulheres em SituaçÔes VulnerĂĄveis (Maio a Junho): Atender Ă s demandas de saĂșde dentro de um centro de acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade, as quais foram encaminhadas diretamente do CAPS para o serviço em que a ExtensĂŁo serĂĄ realizada.

Avaliação Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista (Maio a Novembro): Colaborar para o processo de avaliação e identificação dos Transtornos do neurodesenvolvimento, especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista com uso de Escala de Responsividade SRS-2. Proporcionar aos alunos contato com a pråtica profissional, assim como auxiliar no diagnóstico e no tratamento dos pacientes.

Educação em SaĂșde nas Escolas (Julho a Agosto): Realizar as atividades com a população da escola Jacob, a fim de promover o conhecimento nos mais diversos assuntos e proteção ao
pĂșblico infantil e aos professores da instituição, com o objetivo de suprir as necessidades da instituição com capacitaçÔes, psicoeducação e atividades lĂșdicas
que desenvolvam as habilidades e conhecimentos desejados pela instituição.

HPVACINE – Conscientização sobre HPV e Vacinação (Junho e Agosto): Educar os alunos do ensino mĂ©dio sobre o PapilomavĂ­rus Humano (HPV), suas formas de transmissĂŁo, riscos associados e a importĂąncia da vacinação como medida preventiva.

O Último Trago (Julho a Setembro): Criar vĂ­nculos com os adolescentes, difundir conhecimento o consumo de tabaco e, com isso, diminuir o contato precoce de adolescentes com o cigarro. AlĂ©m de transmitir o conhecimento sobre o ciclo do vĂ­cio e tĂ©cnicas para interrompĂȘ-lo, visando que os estudantes que jĂĄ fazem uso do tabaco consigam parar.

Maternamente (Julho a Novembro): Compreender as dificuldades enfrentadas por mĂŁes e bebĂȘs prematuros, as estratĂ©gias de enfrentamento usadas por elas e os resultados obesos, por meio do compartilhamento de experiĂȘncias entre as progenitoras de crianças prematuras presentes na UTI, UCI elou a ala Canguru do Hospital da Criança e Maternidade de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto. O projeto tambĂ©m visa contribuir com a transmissĂŁo de conhecimentos e informaçÔes relacionados Ă  autoestima mudanças corporais, vĂ­nculo entre mĂŁe e filho, ansiedade e depressĂŁo pĂłs-parto, romantização e culpabilização materna, aleitamento materno e prematuridade e na UTI para mĂŁes participantes. Espera-se tambĂ©m contribuir com uma formação mĂ©dica mais humana dos
alunos da FAMERP envolvidos no projeto.

Idiossincrasias da Dicotomia entre Senso Comum e Senso CientĂ­fico, Grupo de Estudos Voltado para AnĂĄlise de Filmes e Obras LiterĂĄrias (Julho a Dezembro): Desenvolver um grupo de estudos interdisciplinar dedicado Ă  anĂĄlise crĂ­tica de filmes e obras literĂĄrias, com o intuito de fomentar a pesquisa, reflexĂŁo e o pensamento crĂ­tico entre os participantes, promovendo uma abordagem colaborativa e a integração da comunidade acadĂȘmica e externa.

Triagem PsicolĂłgica Precoce em Crianças com Suspeita de Transtornos do Neurodesenvolvimento (Agosto): Proporcionar experiĂȘncia prĂĄtica aos alunos em triagem psicolĂłgica e avaliação de crianças alĂ©m de identificar precocemente crianças em risco de transtornos do neurodesenvolvimento, bem como oferecer suporte a essas crianças, famĂ­lias e educadores, visando promover um ambiente de crescimento integral.

Liga de ClĂ­nica MĂ©dica na Promoção de SaĂșde Infanto-Juvenil (Agosto a Setembro): Espera-se que os estudantes adquiram conhecimento sobre higiene, vacinação, alimentação saudĂĄvel, respeito Ă  diversidade e os perigos do excesso de telas, aplicando essas boas prĂĄticas ao longo da vida. TambĂ©m se espera que os responsĂĄveis pelo projeto aprimorem suas habilidades de comunicação e transmissĂŁo de informaçÔes de saĂșde.

Cartas de Outubro (Agosto a Setembro): O projeto destina-se a mulheres que recém receberam o diagnóstico de cùncer de mama, assim o projeto se destinarå a esclarecer para essas mulheres primeiro, a nível fisiológico, que modificaçÔes o cùncer acarretarå em seu corpo, abrangendo, toso os sistemas do corpo humano.

Pequenos CidadĂŁos (Agosto a Outubro): Propiciar um ambiente lĂșdico, confortĂĄvel e acolhedor para desenvolvimento de habilidades sociais e culturais, dentro da esfera educacional transformadora, para amparo de questĂ”es incidentes da instituição.

Psicoeducação, Treino em Resolução de Problemas e Habilidades de Vida para Adolescentes em SituaçÔes de Vulnerabilidade e seus Professores (Agosto a Outubro): Identificar necessidades de estudantes e professores de uma escola municipal; planejar e desenvolver atividades voltadas para a prevenção e promoção de saĂșde com base nas necessidades identificadas.

Intervenção de RH Aliada Ă  SaĂșde da Mente Dentro do Ambiente de Trabalho (Agosto a Novembro): Realizar atividades com os funcionĂĄrios da SaĂșde do laboratĂłrio municipal, a fim de promover o conhecimento dentro da temĂĄtica de SaĂșde Mental, pensando no desenvolvimento de habilidades e na melhoria do ambiente de trabalho nesse quesito.

Impacto da EstratĂ©gia sobre Vacinação em Estudantes da Rede PĂșblica (Agosto a Novembro): Demonstrar por meio de rodas de conversa a importĂąncia da vacinação na prevenção de doenças. Auxiliar os alunos a distinguirem informaçÔes verdadeiras e falsas sobre vacinação. Contribuir com as campanhas mensais de vacinação promovidas pela Secretaria Municipal de SaĂșde de SĂŁo
José do Rio Preto. Estimular os alunos a programarem o conhecimento adquirido sobre a vacinação.

FAMERP Contemplativa: Oficinas Abertas de Atenção Plena para Professores, Alunos e Interessados (Agosto a Novembro): Promover a redução do estresse, aumentar o insight, melhorar a concentração e fomentar a autorregulação emocional entre funcionårios, professores e alunos da FAMERP por meio de pråticas semanais de meditação.

Autorregulação e Controle de Raiva em Adolescentes (Agosto a Dezembro): Descrição da Atividade: Auxiliar adolescentes na compreensão e pråtica da autorregulação emocional; capacitar os participantes a identificar gatilhos de raiva e desenvolver estratégias saudåveis para lidar com essa emoção; promover o diålogo aberto sobre questÔes relacionadas à raiva e ao autocontrole.

Oficina de Artes com Pacientes Oncológicos (Agosto a Dezembro): Auxiliar na construção de significado para o luto de familiares de pacientes que estiveram em cuidados paliativos. Além de facilitar o acesso a informaçÔes e recursos sobre cuidados paliativos para os ligantes, ajudando-os a orientar pacientes e familiares a tomar decisÔes informadas sobre seu cuidado.

Vida em Equilíbrio: prevenção às doenças cardiovasculares (Agosto a Setembro): Criar um vínculo com os alunos da instituição e propagar ensinamentos acerca dos fatores de risco associados às doenças cardiovasculares, que mais afetam a população brasileira. Também buscamos que nossos ensinamentos atinjam os familiares desses alunos por meio de conversar levadas dos encontros para casa, prevenindo e contribuindo para o bem-estar de toda uma comunidade.

Primeiro Gole 2.0 (Agosto a Setembro): Capacitar os alunos para que tenham a condição de atuarem combatendo o primeiro contato com o ĂĄlcool de forma precoce pelos estudantes de escola pĂșblica e minimizando, por consequĂȘncia, os agravamentos decorrentes do consumo de bebida alcoĂłlica pelos mesmos.

SaĂșde Mental na AdolescĂȘncia (Agosto a Outubro): Promover o treinamento de TĂ©cnicas de reconhecimento de emoçÔes, habilidades de comunicação, controle de sentimentos e empatia nos alunos do SENAI.

Educação em SaĂșde da Mulher (Agosto a Outubro): Trocar informaçÔes sobre saĂșde entre o os ligantes com os alunos do ColĂ©gio Santo AndrĂ©, buscando uma integração do grupo com rodas de conversa e dinĂąmicas.

NeuroEduca FAMERP (Setembro a Outubro): Capacitar adolescentes e professores para responderem as emergĂȘncias neurolĂłgicas em ambientes extra-hospitalares, combatendo a desinformação no Brasil

Projeto de ExtensĂŁo da LIGOFT (Setembro a Outubro): Proporcionar aos ligantes uma experiĂȘncia educacional ampla e multidisciplinar capacitando-os a compreender detalhadamente desde a anatomia e fisiologia ocular atĂ© as tĂ©cnicas cirĂșrgicas iniciais, abrangendo os aspectos multidisciplinares do cuidado ao paciente oftalmolĂłgico.

Capacitação de Primeiros Socorros Frente a Traumas Ocorridos em Ambiente de Lazer. (Outubro a Novembro): Capacitar Adolescentes a lidarem com situaçÔes de trauma e emergĂȘncias, realizando os primeiros socorros adequado.

2023

Projeto Nazaré (08 a 24 de Março)

Projeto de ExtensĂŁo “Intervenção Psicossocial em Adolescente” (Anualmente Ă s Quintas-Feiras)

Projeto de ExtensĂŁo “Apague Seu Último Cigarro! Acenda Essa Ideia!” (31 de Maio)

Projeto de ExtensĂŁo “Integração e Socialização com Idosos” (Abril a Novembro)

Projeto de ExtensĂŁo “Adolescer” (Setembro a Outubro)

Projeto “Avaliação PsicolĂłgica do Transtorno do Espectro Autista” (Setembro a Dezembro)

Projeto de ExtensĂŁo “Apoio e Ajuda aos Caps Infantis” (Agosto a Outubro)

Projeto de ExtensĂŁo “Educação em SaĂșde Infantil em Ambiente Escolar: Atividades DinĂąmicas e LĂșdicas” (01 de Agosto a 29 de Setembro)

Projeto de ExtensĂŁo “Eis-Me Aqui” (Agosto a Novembro)

Projeto de ExtensĂŁo “Implantação do Cuidado ao Paciente DiabĂ©tico e Educação em SaĂșde Relacionado Ă  Diabetes Mellitus na Comunidade do Conjunto Habitacional SĂŁo Deocleciano de Rio Preto” (30 de Setembro a 26 de Outubro)

Projeto de ExtensĂŁo “Primeiro Gole” (04 a 25 de Agosto)

Projeto de ExtensĂŁo “SaĂșde Mental na Terceira Idade” (Janeiro a Dezembro)

Projeto de ExtensĂŁo “SĂłcio Educativo Sobre o combate ao CĂąncer de Pele” (03 a 06 de Outubro)

Projeto de ExtensĂŁo “Teddy Bear” (02 de Agosto a 01 de Setembro)

Projeto de ExtensĂŁo “Atendimento e Formulação de Caso ClĂ­nico na PrĂĄtica Profissional” (20 de Setembro a 28 de Novembro)

Projeto de ExtensĂŁo “Capacitação em Primeiros Socorros Para Escolas e Comunidade” (Agosto a Novembro)

Projeto de ExtensĂŁo “ConversaçÔes: Prevenção e Cuidados Prestados em Casas de Repouso de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto” (Agosto a Novembro)

Projeto de ExtensĂŁo “Introdução a NeurociĂȘncias: das Encefalopatias aos Transtornos Mentais, os Impactos no Sistema Nervoso” (Novembro)

Projeto de ExtensĂŁo “Licardio em: Prevenção de Doenças Cardiovasculares” (15 de Agosto a 29 de Setembro)

Projeto de ExtensĂŁo “TransmissĂŁo de Conhecimentos Relacionados aos Transplantes de ÓrgĂŁos para Estudantes do Ensino MĂ©dio” (Agosto a Outubro)

Projeto de ExtensĂŁo “Promoção de Qualidade de Vida para Idosos Institucionalizados” (Abril a Novembro)

Projeto de ExtensĂŁo “Psicologia do Esporte na FAMERP” (Fevereiro a Novembro)

Projeto de ExtensĂŁo “Prevenção e Manejo Inicial no Trauma AutomobilĂ­stico” (02 de Junho a 24 de Novembro)