Sistema da Rede CAFe recebe nova atualização

Em novembro, a equipe técnica da Diretoria Administrativa do Núcleo de Informática da Famerp realizou a instalação e ativação de uma nova versão do sistema da Rede da Comunidade Acadêmica Federada. O CAFe é um programa mantido e disponibilizado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) que reúne instituições de ensino brasileiras no intuito de facilitar o acesso a diversos recursos tecnológicos oferecidos pelos membros da federação. A FAMERP faz parte desta federação há dez anos, desde sua criação.

Segundo o Diretor Administrativo, Dr. José Luís Esteves Francisco, “através da CAFe, os professores, residentes, aprimorandos e aperfeiçoandos, funcionários, alunos da graduação e alunos da pós-graduação stricto sensu têm total mobilidade para acessar todos os recursos tecnológicos oferecidos na plataforma, como o acesso remoto ao Portal de Periódicos CAPES, por exemplo”.

Todo o acesso é feito utilizando a Identidade Digital da FAMERP que o participante já possui. É possível, por exemplo, realizar pesquisas no Portal de Periódicos CAPES ou assistir vídeos do Portal de Vídeo Digital da RNP de qualquer lugar e quando quiser, sem a necessidade de estar dentro da instituição.

Mais informações e tutoriais sobre a Rede CAFe na FAMERP estão disponíveis no endereço https://cafe.famerp.br

Renovação de Fibra Ótica na Famerp  

O edifício da FAMERP conhecido como Bloco U6 recebeu, no final de julho, uma importante melhoria. Através do Projeto “FAMERP tem Fibra”, toda a conexão de rede entre o local e o DATACENTER da FAMERP foi substituída por novos cabos de fibra ótica. Foram trocados aproximadamente 400 metros de fibra ótica, aumento de número de 3 (três) para 11 (onze) pares de cabos óticos. Neste prédio existem mais de 12 laboratórios, com aproximadamente 100 computadores instalados.

“Foram realizados mais de 300 testes de conexão durante o horário de trabalho (07h30 – 18h), em diversos locais e laboratórios do bloco U6, e detectou-se queda na perca de sinal que existia anteriormente, com tráfego de 10 Gb nominal entre o edifício e o DATACENTER da FAMERP, sem variações e quedas. Isso traz benefícios, como aumento de taxas de download e upload de dados, e transmissão de vídeo sem travamento”, afirma Rildo Delpino, do Núcleo de Informática.

“Daremos sequência a nossos projetos de transformação digital, trazendo outras iniciativas. Estamos desenvolvendo, já em fase adiantada, um projeto para a melhoria de toda a rede sem fio (WiFi) da Instituição”, ressalta o Diretor Administrativo, Dr. José Luis Esteves, responsável pela criação do projeto “FAMERP tem Fibra”.

 

Em clima natalino, tradicional presépio da Famerp é montado

 

Figura conhecida na faculdade, Seu Bizuti é o responsável pela obra feita à mão

Há quase 30 anos, quem passa pela Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp nos dias que antecedem o Natal tem uma parada obrigatória: o laboratório de preparação bioquímica. Ali se encontra uma verdadeira obra de arte montada e exposta por Onivaldo Bizuti, ou o Seu Bizuti, como é conhecido. O sucesso da obra é tanto que no local chegam a passar mais de 500 pessoas para conhecer o tradicional Presépio de Natal, montado com 4 metros de extensão e imagens dos Três Reis Magos, Maria, José e o Menino Jesus, em um cenário com casas, torres, velas e igrejas feitas artesanalmente por Seu Bizuti.

A tradição começou em 1994, quando ele ganhou um pequeno presépio de uma das professoras da instituição e desde então a tradição só foi se expandindo. Aos 72 anos de idade e há 53 trabalhando na instituição, todos os anos o profissional escolhe um tema para homenagear sua montagem. A novidade esse ano ficou por conta da construção de uma maquete do prédio principal da Famerp, que ficará ao lado do presépio, e feita para salientar a importância da faculdade e todos os seus colaboradores para a história da cidade. “Esse ano resolvi homenagear todos os colaboradores que fizeram parte da história da Famerp. Precisamos ter essa lembrança e o sentimento de gratidão às pessoas que ajudaram escrever o nome da nossa querida faculdade durante todos esses anos”, disse o preparador de aulas práticas.

Seu Bizuti ainda arruma um jeitinho de fazer o bem com sua exposição do presépio. Durante as visitações são recolhidas doações à Igreja Menino Jesus de Praga. “É pouco, mas todo mundo ajudando se transforma em algo grande”, explica. A exposição é aberta aos alunos e profissionais da Famerp e pode ser visitada até os primeiros dias de janeiro.

Para o Diretor Geral da instituição, Dr. Francisco de Assis Cury, a exposição do Seu Bizuti marca o final de um ano abençoado e a renovação dos votos para o ano que logo começa. “Todos os anos, incentivamos o Bizuti a continuar com a tradição por sempre trazer à tona um pouco de paz aos nossos dias. É algo que representa o nascimento de Jesus Cristo, que é o verdadeiro sentido do Natal”, afirmou o diretor.

 

Agradecimento a Luiz Antônio Fleury Filho

Agradecimento a Luiz Antônio Fleury Filho

“O real não está no início e nem no fim, ele se mostra pra gente é no meio da travessia” (João Guimarães Rosa – Grande Sertão Veredas)

A morte invariavelmente nos traz um sentimento plural, indesejado, de tristeza e insegurança, medo e respeito, às vezes revolta e sempre saudade. Saudades que de uma forma sutil nos tira definitivamente a esperança… mas, em contrapartida não há saudade de algo ruim, ela implica num desejo até sublime, num retorno espiritual de reencontro.

Foi-se o Governador Fleury, fica o Luiz Antônio – O maior amigo e benfeitor da FAMERP, a mola mestre para que a Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto atingisse o que ela representa na nossa comunidade e em todo o país.

Sim, foi ele, digladiando-se com tudo e quase todos o responsável pela Estadualização de uma escola médica que mal conseguia deambular frente as suas limitações, impostas inclusive por forças não ocultas do corporativismo, ignorância e garantia de mercado.

Dr. Fleury elevou a FAMERP à condição de uma escola digna, respeitada e abstenho-me de elencar outras realizações que efetivou como Governador de São Paulo, uma vez que tantas, não seria capaz de enumerá-las. O agradecimento quando único é específico, quando de uma comunidade caracteriza-se como eterno.

O conglomerado FAMERP/FUNFARME compartilha a dor dos familiares, assegura um reconhecimento de carinho e respeito não só ao Governador, mas ao cidadão que como homem nos faz acreditar na humanidade.

Obrigado Governador Luiz Antônio Fleury Filho.

Francisco de Assis Cury é Cirurgião Torácico, Professor Emérito e Diretor Geral da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – Famerp

Processo seletivo – Aperfeiçoamento Famerp 2023

A Famerp publicou seu edital do Processo Seletivo para ingresso nos Programas de Aperfeiçoamento Lato Sensu destinado a profissionais da saúde não médicos, que terá início em março de 2023.

O período de inscrição começa no dia 17 de outubro e vai até às 16 horas do dia 25 de novembro, exclusivamente pela internet, no site: https://www.famerp.br/index.php/diretoria-de-pos-graduacao/coaprimo/processo-seletivo-coaprimo-aperfeicoamento/

Poderão se inscrever: Assistentes Sociais, Dentistas, Educadores Físicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Psicólogos e Terapeutas Ocupacionais, graduados, ou, que serão graduados até 31/01/2023, por escolas com cursos oficiais e reconhecidos de acordo com a Legislação vigente.

Famerp participa do XXVI Congresso Internacional de Acupuntura, no Rio de Janeiro

Representando a Faculdade de Medicina de Rio Preto, o Dr. João Bosco Guerreiro da Silva esteve presente, nos dias 22 e 23 de outubro, no XXVI Congresso Internacional de Acupuntura na Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

Na ocasião, o professor ministrou aula intitulada “Síndrome dos músculos encurtados’ além de coordenar uma mesa redonda sobre a acupuntura na universidade e participar do debate sobre Ligas da disciplina.

O médico também foi membro da Comissão de Avaliação dos Trabalhos Científicos apresentados no Congresso.

 

 

 

Computadores da Biblioteca Famerp recebem atualização

No início de 2022, a FAMERP desenvolveu o “HDs Velozes”, projeto aplicado pelo Núcleo de Informática a pedido da Diretoria Geral e do Diretor Administrativo, Dr. José Luis Esteves, e com o objetivo de atualizar os computadores da instituição com componentes tecnológicos mais avançados.

Todos os 33 computadores destinados aos estudantes na Biblioteca foram atualizados, recebendo os novos HD’s SSD. A título de comparação, antes os alunos esperavam de 1 a 2 minutos para início do computador, processo que agora acontece em menos de 10 segundos. Os computadores contam com o Pacote Microsoft Office, o que torna possível fazer textos e apresentações acadêmicas, além de consultar a internet e o Portal Capes.

“Este projeto foi desenvolvido internamente, com baixo custo e alta qualidade, executado pela nossa equipe de tecnologia, e tem beneficiado a toda a instituição. Continuaremos investindo neste trabalho e melhorando os nossos computadores. Neste ano já entregamos, além do Projeto HDs Velozes, mais de 100 (cem) novos computadores na rede FAMERPNET” ressalta o Diretor Administrativo, Dr. José Luis Esteves.

Outras áreas da FAMERP também receberão este tipo de atualização do “Projeto HDS Velozes”, até o final de 2022.

“A FAMERP tem realizado vários tipos de melhorias e estamos cada vez mais confiantes no retorno que isso traz a todos os Usuários e partes Administrativas.
Só temos a agradecer ao Núcleo de Informática e Diretorias, que são parceiros e colaboradores des Biblioteca da FAMERP”, afirmou a bibliotecária Rosângela Maria Moreira Kavanami

Famerp anuncia datas para vestibular 2023

A FAMERP (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) anunciou as datas para um dos vestibulares mais aguardados do ano de 2023. Promovido pela Fundação Vunesp, as inscrições estarão abertas a partir do dia 8 de setembro e vão até o dia 10 de novembro, a taxa para participação é de R$165. O candidato pode escolher realizar as provas nas cidades de Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, Rio Preto, São José dos Campos e São Paulo.

Serão oferecidas 160 vagas para as especialidades de Medicina, Enfermagem e Psicologia. Em 2021, foram 13.929 inscritos para os três cursos.

Confira o número de vagas para cada especialidade:

Medicina: 80 vagas

Enfermagem: 60 vagas

Psicologia: 20 vagas

Vestibular 2023

As provas do vestibular Famerp 2023 acontecerão entre os dias 13 e 14 de dezembro, com a aplicação de questões de conhecimentos gerais no primeiro dia e questões de conhecimentos técnicos e uma redação no segundo.

Mais informações no edital – https://www.famerp.br/index.php/vestibular/

Famerp divulga edital para processo seletivo nos programas de Residência Médica 2023

A Famerp, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, publicou hoje, 30 de setembro, os editais do processo seletivo para ingresso na Residência Médica, em março de 2023.

O período de inscrição vai do dia 17/10/2022, às 16 horas do dia 28/10/2022, exclusivamente pela internet, no site da FAMERP https://www.famerp.br/index.php/diretoria-de-pos-graduacao/coreme/processo-seletivo-coreme-acesso-direto-e-especialidades/

Poderão inscrever-se médicos que queiram se candidatar aos Programas de Acesso Direto – para quem concluiu ou irá concluir a graduação no curso de medicina até 28 de fevereiro de 2023 e, médicos que queiram se candidatar aos Programas de Especialidades Clínica, Cirúrgicas, Pediátricas e Áreas de Atuação – para quem concluiu ou concluirá o pré-requisito específico ao programa de residência médica escolhido, até o dia 28 de fevereiro de 2023.

A residência médica da Famerp é um dos programas mais desejados do país. Por meio de uma abordagem diversa e integral, proporciona inúmeras possibilidades de atuação para aos candidatos que optam pela instituição.

Aviso Importante

NOTA
A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP, na condição de instituição pública de ensino, repudia veemente o uso de suas instalações e a associação de sua marca institucional para declarações ou manifestações de ordem político-partidárias.