Webmaster2 FAMERP

A palhaçoterapia, com mais de 700 organizações em todo o mundo, destaca-se como um modelo complementar de assistência intra-hospitalar, promovendo a integralidade do cuidado e a redução da ansiedade em ambientes hospitalares.

Na FAMERP, o programa “Eis-me Aqui”, criado em 1999 pelo Prof. Dr. Fernando Batigalia e pelo funcionário Francisco Carlos Silva Bento, comemora 25 anos de atividades. Composto por alunos de Medicina, Enfermagem e Psicologia, o grupo leva alegria, motivação e entretenimento aos pacientes do 6º e 7º andares do Hospital da Criança e Maternidade (HCM) através de canções, piadas e encenações teatrais.

“Hoje sabemos que a palhaçoterapia induz respostas fisiológicas positivas ligadas ao Sentimento, Comportamento e Emoção. Nosso objetivo é qualificar o cuidado, promover a adaptação ao ambiente hospitalar e ressignificar práticas”, afirma Dr. Batigalia.

Nos últimos anos, o programa também conta com o apoio da Profa. Dra. Maysa Alahmar Bianchin.

Ao longo de 25 anos, o “Eis-me Aqui” demonstra que o trabalho do palhaço vai além do entretenimento, impactando profundamente o relacionamento interpessoal e a humanização do ambiente hospitalar.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: