A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) informa que foi surpreendida por um grave incidente ocorrido durante a recepção dos candidatos aprovados na primeira chamada do Vestibular 2025. Um grupo de alunos do 6º ano de Medicina se passou indevidamente por professores e diretores da instituição, induzindo os ingressantes ao erro e praticando falsidade ideológica.
Essa conduta não condiz com a nossa Instituição, que se dedica incansavelmente à formação de profissionais de excelência, e entende que essa conduta desrespeitou toda a comunidade acadêmica, comprometida com a seriedade, gerou prejuízos ao erário público e à Vunesp, que também precisou tomar medidas administrativas. Reiteramos que essa instituição pauta suas ações pela ética e compromisso com a educação, e qualquer tentativa de desestabilizar o processo seletivo fere princípios acadêmicos e institucionais.
Diante da seriedade do ocorrido, a FAMERP está adotando todas as medidas administrativas e jurídicas cabíveis para responsabilizar os envolvidos e não prejudicar terceiros envolvidos.
A FAMERP também reafirma sua posição contrária a qualquer prática de trote, conforme determina a Lei nº 15.892, de 15 de setembro de 2015. A instituição mantém uma atuação constante na prevenção desse tipo de comportamento, promovendo campanhas de conscientização ao longo do ano para orientar seus alunos sobre a importância do respeito, da integridade e da responsabilidade no ambiente acadêmico, e no dia 03 de fevereiro de 2025, manifestou-se, por meio de ofícios entregues aos centros acadêmicos e atléticas, sobre a legislação que proíbe o trote.
Seguimos firmes no compromisso com a excelência na formação dos profissionais médicos, enfermeiros e psicólogos e na promoção de um ambiente educacional seguro, ético e inclusivo para todos.
FAMERP – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
São José do Rio Preto – SP, 7 de fevereiro de 2025.