A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, FAMERP, marcou presença na 1ª Conferência Internacional da Caparica sobre Educação em Ciências 2025, realizada entre os dias 4 e 7 de maio em Caparica, Portugal. A instituição foi representada pela Profª. Ma. Natália Almeida de Arnaldo Silva Rodrigues Castro, pesquisadora do Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDES).

Participação de destaque
A professora Natália Castro realizou uma apresentação oral intitulada “Desvendando a Autoeficácia de Estudantes de Medicina Ingressantes: Insights de um Contexto de País em Desenvolvimento” (Unveiling Self-Efficacy in Incoming Medical Students: Insights from a Developing Country Context), sendo uma das convidadas especiais do evento.
Durante sua exposição, a pesquisadora compartilhou resultados de estudos desenvolvidos na FAMERP sobre como estudantes de medicina recém-ingressos percebem sua capacidade de enfrentar os desafios acadêmicos, especialmente no contexto brasileiro. A apresentação destacou as particularidades da formação médica em países em desenvolvimento e estratégias para fortalecer a autoeficácia dos estudantes.

Sobre a conferência
A 1ª Conferência Internacional da Caparica sobre Educação em Ciências 2025 reuniu educadores, pesquisadores e profissionais de todo o mundo para compartilhar conhecimentos, ideias e inovações em educação científica. O evento foi presidido pelos professores C. Lodeiro e JL Capelo, tendo como objetivo principal explorar o futuro da educação em ciências e discutir metodologias, tecnologias e estratégias pedagógicas inovadoras.
A conferência proporcionou oportunidades valiosas de networking e colaboração entre especialistas em educação científica, contribuindo para o avanço global nesta área.
Importância para a FAMERP
A participação da Profa. Natália Castro neste evento internacional reforça o compromisso da FAMERP com a excelência no ensino e na pesquisa em educação médica. O intercâmbio de experiências e conhecimentos em fóruns internacionais como este permite que a instituição se mantenha atualizada sobre as tendências globais em educação científica e implemente práticas inovadoras em seus programas acadêmicos.
O CEDES, ao qual a professora está vinculada, tem desempenhado papel fundamental no desenvolvimento de pesquisas e estratégias para aprimorar o ensino superior em saúde na instituição, beneficiando diretamente a formação dos futuros profissionais de saúde.
A presença da FAMERP em eventos internacionais como este contribui para a projeção da instituição no cenário global da educação em saúde e para o estabelecimento de parcerias estratégicas com instituições de ensino e pesquisa de outros países.