O Laboratório Multiusuário (LMU) da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) está aberto à comunidade de pesquisadores que desenvolvem pesquisas em diversas áreas do conhecimento, como biologia celular e molecular, bioquímica, genética, virologia, patologia, área clínica, entre outras.

O centro de pesquisa está passando por reformulação, com reestruturação da equipe de trabalho, mas apresenta os equipamentos que estarão disponíveis à comunidade científica da Famerp para que os pesquisadores possam se organizar em relação às solicitações de auxílios junto às Agências de Fomento à Pesquisa.

Para cadastro no site do LMU, os pesquisadores deverão apresentar o título e resumo do Projeto de Pesquisa, fonte financiadora, responsável e os nomes de alunos participantes. O solicitante da proposta deverá ser o responsável pela pesquisa e, dessa maneira, será o responsável por todo e qualquer dano ao equipamento.
O agendamento para utilização do espaço será realizado com o técnico responsável do LMU, sob a supervisão da coordenação. O horário para a utilização do equipamento será de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e antes o usuário deverá fazer um treinamento com a equipe do LMU. É proibida a utilização sem a autorização prévia da coordenação do laboratório.
Para os equipamentos de uso geral, como a máquina de gelo e o sistema de purificação de água, os usuários deverão solicitar o uso ao técnico responsável e anotar todas as informações necessárias em Livro de utilização do equipamento.
 Para equipamentos de uso específico, o usuário deverá fazer o agendamento, a leitura do POP e aguardar o contato do responsável pela sua operação, comunicando as regras e os requisitos de uso, como o treinamento do equipamento.
Ao final de cada proposta submetida ao site do LMU, o responsável pela Pesquisa deverá enviar um relatório com a descrição da Produção Científica resultante da utilização dos equipamentos. Além disso, o responsável pela pesquisa deverá assumir um compromisso em citar o LMU da Famerp nos agradecimentos de toda Produção Científica (Artigos Científicos, Palestras, Pôster, etc) resultante da utilização dos equipamentos.
Segundo Alessandra Vidotto, coordenadora do laboratório, a colaboração e integração entre os pesquisadores da Famerp e de outras instituições é extremamente importante para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas preventivas, esclarecimento dos mediadores e mecanismos envolvidos nas diversas patogêneses, realização de testes diagnósticos laboratoriais, diversidade nas estratégias de diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas doenças.