Diretora Adjunta de ExtensĂŁo

Profa. Dra. Beatriz Barco Tavares Jontaz Irigoyen
daex@famerp.br
Fone: (17) 3201-5830

Portaria FAMERP: nÂș 05, 26 de Janeiro de 2022

A IFMSA Brazil FAMERP representa localmente a IFMSA Brazil, uma organização nĂŁo governamental formada por estudantes de medicina brasileiros que faz parte da Federação Internacional de AssociaçÔes de Estudantes de Medicina (IFMSA). Seu objetivo Ă© promover intercĂąmbios, pesquisas, debates e atividades educacionais relacionadas Ă  saĂșde, alĂ©m de engajar os estudantes de medicina em questĂ”es globais de saĂșde sexual e reprodutiva, saĂșde pĂșblica, direitos humanos e paz e educação mĂ©dica.

COMITÊS PERMANENTES E TIMES

  • SCORA

O SCORA (Standing Committee on Sexual and Reproductive Health and Rights including HIV and AIDS – ComitĂȘ Permanente de SaĂșde Sexual e Reprodutiva Incluindo HIV e AIDS) reĂșne pessoas com ferramentas necessĂĄrias para advogar pela saĂșde sexual e reprodutiva e pelos direitos dentro de suas respectivas comunidades de maneira culturalmente respeitada. Isso Ă© obtido por meio da construção de habilidades e conhecimentos sobre esse eixo; fornecendo treinamentos em Educação Sexual Compreensiva e outros problemas de saĂșde reprodutiva; trocando ideias e projetos; bem como elaborando polĂ­ticas e trabalhando com nossos parceiros externos para criar mudanças que visem mudar o cenĂĄrio local de atuação por meio do respeito Ă  diversidade e da inclusĂŁo.

  • SCOPH

O SCOPH (Standing Committee on Public Health – ComitĂȘ Permanente de SaĂșde PĂșblica) reĂșne estudantes de medicina de todo o mundo para aprender, desenvolver competĂȘncias, cooperar, explorar e partilhar ideias quando se trata de abordar todas as questĂ”es relacionadas com a saĂșde pĂșblica, incluindo questĂ”es de saĂșde nacionais e globais, polĂ­ticas de saĂșde, promoção e educação em saĂșde, atividades de extensĂŁo para a comunidade.

  • SCOME

O SCOME (Standing Commitee on Medical Education – ComitĂȘ Permanente de Educação MĂ©dica) reĂșne alunos de medicina para criar um ambiente compartilhado a fim de refletirem e trabalharem no desenvolvimento da educação mĂ©dica por meio de atividades lideradas pelos prĂłprios estudantes, visando alcançarem seu pleno potencial como lĂ­deres em Educação MĂ©dica por meio de atividades voltadas para educação, pesquisa, desenvolvimento de capacidades, engajamento significativo da juventude e advocacy, com o objetivo de criar um impacto efetivo em diversas escalas.

  • SCORP

O SCORP (Standing  Committee on Human Rights and Peace – ComitĂȘ Permanente de direitos humanos e paz) reĂșne estudantes que possuem o ideal de criar um mundo mais igualitĂĄrio e pacĂ­fico. AlĂ©m de acreditarem na solidariedade social e na interculturalidade. O comitĂ© tambĂ©m acredita na habilidade e responsabilidade individual para a criação de um mundo melhor, com o estabelecimento dos direitos humanos.

  • SCOPE

O SCOPE (Standing Committee on Professional Exchange – ComitĂȘ Permanente para IntercĂąmbios Internacionais ClĂ­nico-CirĂșrgicos) Ă© uma modalidade de intercĂąmbio promovido pela IFMSA em que os estudantes de faculdades mĂ©dicas do Brasil podem participar em busca de nĂŁo sĂł trocar conhecimentos em diversas ĂĄreas da medicina mas tambĂ©m vivenciar uma cultura diferente. O scope consiste em um intercĂąmbio clĂ­nico-cirĂșrgico em que o estudante participa de atividades em hospitais, acompanha consultas e atĂ© mesmo pode auxiliar em cirurgias a depender do paĂ­s e do tutor responsĂĄvel pelo aluno no destino. O intercĂąmbio Ă© sempre bilateral, ou seja, se algum estudante viaja para fora, alguma pessoa de algum paĂ­s do mundo (nĂŁo necessariamente o mesmo) vem para a Famerp, sendo responsabilidade do aluno que viaja receber o intercambista em sua casa, promovendo sua acomodação da mesma maneira que a instituição de destino o receberĂĄ futuramente.

  • SCORE

O SCORE (Standing Committee on Research Exchange – ComitĂȘ Permanente para IntercĂąmbios Internacionais de Pesquisa) consiste em uma outra modalidade de intercĂąmbio muito parecida nos critĂ©rios com scope, porĂ©m os estudantes irĂŁo participar ativamente de uma pesquisa no paĂ­s de destino escolhido. A pesquisa Ă© realizada junto a equipe do professor responsĂĄvel pelo estudo, podendo essa atividade ser de foco mais prĂĄtico e assim sendo realizada em laboratĂłrio, ou mais teĂłrica se baseando em artigos cientĂ­ficos. Essa modalidade de intercĂąmbio tambĂ©m Ă© considerada bilateral.

  • ST

O ST (Scientific Team – Time CientĂ­fico) reĂșne um grupo de alunos envolvidos na atuação cientĂ­fica e com interesse no avanço do conhecimento cientĂ­fico na ĂĄrea mĂ©dica. Juntos, colaboram em projetos de pesquisa, realizam revisĂ”es sistemĂĄticas, e contribuem para a produção de artigos cientĂ­ficos, bem como relatos baseados nas experiĂȘncias de atuação local. Com uma abordagem interdisciplinar, o ST promove o desenvolvimento acadĂȘmico dos participantes e busca impactar positivamente a prĂĄtica clĂ­nica e a saĂșde pĂșblica.

pdf  Manual IFMSA BRAZIL 2023

2024
  • SCORA – 2023: Projeto Fight Like a Girl

A atividade “Fight Like a Girl” surge da necessidade de empoderar mulheres em uma sociedade marcada pela mentalidade patriarcal, que historicamente as relegou a um papel subalterno. Esse contexto de desvalorização da mulher contribui para a ideia de que elas podem ser alvo de ofensas, agressĂ”es e atĂ© mesmo feminicĂ­dio, como ocorreu com uma ex-aluna da FAMERP este ano, em SĂŁo JosĂ© do Rio Preto. Diante dessa realidade, torna-se inaceitĂĄvel que as mulheres sejam continuamente vĂ­timas de violĂȘncia devido Ă  percepção de fragilidade associada a elas. Portanto o evento buscou instruir sobre autodefesa, uma vez que a violĂȘncia contra a mulher permeia a sociedade brasileira, alĂ©m discutir empoderamento feminino e outros temas vinculados ao movimento feminista. O evento contou com nove palestras no “SimpĂłsio da FAMERP de Enfrentamento Ă  ViolĂȘncia Contra a Mulher”, seguidas por uma roda de conversa com os temas: “VivĂȘncias em Relacionamentos Abusivos”, alĂ©m de uma aula de defesa pessoal.

Com o simpĂłsio esperava-se apresentar as atualizaçÔes da Lei Maria da Penha bem como as questĂ”es jurĂ­dicas associadas Ă  violĂȘncia contra a mulher e envolvidas em questĂ”es de empoderamento feminino; com a roda de conversa foi construĂ­do um local seguro de discussĂŁo, onde as participantes puderam conversar abertamente sobre relacionamentos abusivos e, por fim, com as aulas foi promovido, atravĂ©s de aulas de krav magav, um aprendizado inicial sobre defesa pessoal. Nesse sentido, a partir desses trĂȘs segmentos, as participantes entenderam o respaldo legal que possuem em cenĂĄrios de violĂȘncia contra a mulher e souberam a quais ĂłrgĂŁos pĂșblicos de defesa poderiam recorrer e, caso necessĂĄrio, como defenderem-se fisicamente.

  • SCOPH – 2024: SimpĂłsio de PopulaçÔes Negligenciadas

No cenĂĄrio da saĂșde brasileira, Ă© evidente que existem populaçÔes menos favorecidas no acesso aos cuidados mĂ©dicos. Dentre essas, os idosos, frequentemente acometidos por limitaçÔes fĂ­sicas e mentais, os negros, cuja falta de profissionais especializados no diagnĂłstico de doenças da pele negra, os moradores de rua, que vivem com a dificuldade de acesso aos recursos mais bĂĄsicos, e detentos, que sofrem com a superlotação dos presĂ­dios e o estigma da sociedade, sĂŁo quatro grupos de destaque em relação Ă  dificuldade no acesso Ă  saĂșde.

Diante desse contexto,por meio do SCOPH da IFMSA Brazil FAMERP, foi elaborado o SimpĂłsio em SaĂșde de PopulaçÔes Negligenciadas a fim de levantar o tema para discussĂŁo entre os alunos da Faculdade de Medicina de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto e proporcionar conhecimentos sobre o atendimento especial a essas populaçÔes. Esse evento contarĂĄ com palestras sobre a saĂșde das populaçÔes de rua e carcerĂĄria, saĂșde da população negra e da população idosa, alĂ©m de discussĂ”es entre os participantes ao final das palestras.

  • SCORP – 2024: Projeto (A)Prova em Ação 2024

A transição do ensino mĂ©dio para o ensino superior, marcada, no Brasil, pelas provas de vestibular, carrega uma notĂĄvel carga emocional nos estudantes que a buscam. É muito comum que esses alunos experienciam sentimentos como ansiedade, insegurança e depressĂŁo, os quais atrapalham o desempenho acadĂȘmico e a saĂșde mental. Diante desse quadro, o ComitĂȘ Permanente de Direitos Humanos e Paz (SCORP) da IFMSA Brazil FAMERP, em conjunto com o Cursinho Ingresso, criou o Projeto (A)prova em Ação, que visa auxiliar os estudantes do curso preparatĂłrio para o vestibular (Cursinho Ingresso) a lidar com os desafios emocionais envolvidos no preparo para o vestibular. Esse projeto consistiu em encontros, cada um com sua capacitação, nos quais os alunos da Faculdade de Medicina de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto auxiliaram os estudantes do Cursinho Ingresso com estratĂ©gias para lidar com a carga emocional do vestibular, testes vocacionais e planejamento do estudo para as provas, alĂ©m de compartilharem as experiĂȘncias vividas durante esse perĂ­odo conturbado de preparo para o vestibular.

  • SCORP – 2024: Projeto Maternamente

O Projeto Maternamente foi uma extensĂŁo realizada na sala de espera do Hospital da Criança e Maternidade de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto. O pĂșblico alvo do projeto foram as mĂŁes de prematuros que estavam internados na UTI, UCI e Ala Canguru desse hospital. No total, aconteceram 8 encontros, com duração de 1 hora cada, durante os meses de maio e junho. As temĂĄticas dos encontros foram: ansiedade e depressĂŁo pĂłs-parto; aleitamento materno; autoestima materna; conhecendo o recĂ©m-nascido prematuro; prematuridade e internação na UTI; mudanças corporais na gestação; vĂ­nculo entre mĂŁe e filho.

AlĂ©m disso, tĂ©cnicas de relaxamento foram ensinadas Ă s mĂŁes pelos participantes, apĂłs capacitação com profissionais adequados. O objetivo do projeto era promover educação materna, diminuir a ansiedade e o estresse das mĂŁes de prematuros e contribuir para a realização do autocuidado materno. O projeto foi inspirado no Projeto Canguru, jĂĄ realizado no mesmo hospital em outra Ă©poca anterior ao Maternamente. Esse projeto de extensĂŁo de 2024 foi atrelado a uma pesquisa, que visava promover a psicoeducação Ă s mĂŁes de bebĂȘs prematuros.

 

2023
  • SCORA – 2023: Projeto Adolescer 2023

O Projeto Adolescer 2023 visou democratizar informaçÔes sobre sexualidade e diversidade de gĂȘnero para adolescentes, realizado pelo SCORA da IFMSA Brazil FAMERP. O objetivo foi ajudar os adolescentes na transição da infĂąncia para a adolescĂȘncia, auxiliando-os a entender a puberdade, esclarecer dĂșvidas e questionamentos frequentes dessa fase, alĂ©m de ensinĂĄ-los sobre o prĂłprio corpo e formas de prevenção contra ISTs. Foram trabalhados temas como puberdade, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), métodos de contracepção e gravidez indesejada, conversas com temĂĄticas sobre violĂȘncia de gĂȘnero, estupro e assĂ©dio, bem como abordagens que promovam o entendimento e distinção de conceitos como orientaçÔes sexuais, identidades de gĂȘnero e expressĂŁo de gĂȘnero, visando, assim, promover o respeito Ă  diversidade e expandir o autoconhecimento. Junto disso houve um momento de anĂĄlise psicolĂłgica ao serem abordados temas como depressĂŁo, suicĂ­dio e saĂșde mental. Em seu fechamento, também propiciou discussões sobre conflitos familiares presentes na adolescĂȘncia, seguido de um encontro Ă  parte com o corpo docente para discussĂŁo do que foi percebido pelos coordenadores e a eles relatados a fim de garantir uma educação continuada pelos professores dentro da sala de aula, atravĂ©s de uma conduta empĂĄtica e respeitosa para com os alunos .AlĂ©m desses resultados, tambĂ©m almejou-se estimular o autoconhecimento, o respeito Ă s diferenças e o raciocĂ­nio crĂ­tico dos adolescentes por meio dos temas sobre identidade e violĂȘncia de gênero.

  • SCORA – 2023: II SimpĂłsio sobre a SaĂșde Integral das Mulheres Cis e Trans

O II SimpĂłsio sobre SaĂșde Integral das Mulheres Cis e Trans, realizado pelo ComitĂȘ Permanente de SaĂșde Sexual e Reprodutiva (SCORA) da IFMSA Brazil FAMERP, possuiu o propĂłsito denunciar as diferentes maneiras que o pĂșblico feminino Ă© atendido pelo sistema de saĂșde, visto que as mulheres cis e trans sĂŁo marginalizadas e agredidas por esse sistema, devido, muitas vezes, ao preconceito, de modo que a sua saĂșde seja comprometida. O simpĂłsio foi destinado a graduandos da ĂĄrea da saĂșde, e nele foram abordados temas focados na saĂșde das mulheres, tais como, gravidez na adolescĂȘncia e violĂȘncia obstĂ©trica, por meio de diversas palestras realizadas por profissionais especializados. Foi um evento realizado em trĂȘs momentos, online e presencial. No primeiro dia, o simpĂłsio contou com duas palestras presenciais sobre os temas “Cuidados diante da gravidez na adolescĂȘncia” e “Formas de combate Ă  violĂȘncia obstĂ©trica”. No evento contou com as palestras “Cuidados com a saĂșde das mulheres profissionais do sexo”, “Abordagem Ă©tica e humanizada da pessoa trans” e “ A violĂȘncia contra mulher e seus reflexos fĂ­sicos e psicolĂłgicos”, de forma presencial. No segundo dia, de maneira online, foram transmistidas palestras como “O sistema de saĂșde e a inclusĂŁo de demandas das mulheres” e  “Aborto enquanto uma questĂŁo de saĂșde pĂșblica”.

  • SCOPH – 2023: Projeto NazarĂ© 2023

O Projeto NazarĂ© promoveu visitas a dois lares de longa permanĂȘncia para idosos, com o intuito de promover saĂșde e entretenimento aos moradores por meio da integração com os participantes do projeto, bem como da integração dos idosos entre si, e da criação de vĂ­nculo afetivo entre todos os participantes, de modo a promover, tambĂ©m, a humanização na formação em saĂșde. Os encontros ocorreram em março de 2023, com capacitaçÔes prĂ©vias semanalmente para os participantes e para os coordenadores. Para o primeiro encontro, foi planejada uma grande roda de conversa e uma dinĂąmica de apresentação. Para o segundo e o terceiro encontro foram planejados a realização de um bingo, com entrega de brindes aos ganhadores, e musicoterapia, respectivamente. Esses encontros foram repensados de forma a adequĂĄ-los Ă  capacidade de interação dos dos idosos, a qual, devido Ă s comorbidades apresentadas por eles, precisaram ser adaptadas e demonstraram sucesso significativo.  Ademais, observou-se alteraçÔes de humor nos idosos e uma alta receptividade com os alunos no decorrer dos encontros, alĂ©m da humanização dos participantes e coordenadores, comprovando, assim, a criação de relaçÔes interpessoais e vĂ­nculo afetivo entre os envolvidos.

  • SCOPH – 2023: Projeto Teddy Bear 2023

O projeto “Teddy Bear” teve como principal objetivo, em sua versĂŁo na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a prevenção e promoção Ă  saĂșde relacionada ao pĂșblico infantil neurodivergente. Para tanto, foram feitos cinco encontros, abordando os temas de higiene pessoal e medo de ir ao mĂ©dico, de forma a conscientizĂĄ-los e capacitĂĄ-los dos respectivos assuntos, e, com isso, assimilar esses conhecimentos no seu cotidiano, bem como proporcionar maior autonomia nas atividades diĂĄrias. AlĂ©m disso, foi possĂ­vel aproximar o estudante de medicina a uma população negligenciada durante a graduação, uma vez que o atendimento desse tipo de paciente Ă© pouco abordado na formação mĂ©dica clĂĄssica.

Nesse sentido, para alĂ©m dos dois encontros sobre higiene e os dois seguintes sobre o Hospital do Ursinho (que visava quebrar paradigmas sobre o atendimento mĂ©dico e da saĂșde), o projeto tambĂ©m contou com um Ășltimo encontro com os pais dos alunos para debater sobre cuidados paternos de crianças neurodivergentes, compartilhar experiĂȘncias e colher demandas para possĂ­veis prĂłximos projetos, possibilitando tambĂ©m aos estudantes de medicina, assim, expandir o conhecimento sobre cuidados e aprimorar a medicina humana e integral.

  • SCOME – 2023: Curso de LIBRAS para Atendimentos MĂ©dicos

O Curso de Libras foi realizado no primeiro semestre de 2023 e surgiu a partir da tentativa de tornar a formação mĂ©dica mais inclusiva e completa, devido ao fato de que a maior parte dos mĂ©dicos nĂŁo estĂĄ preparado para atender as demandas de saĂșde da comunidade surda. O curso contou com cerca de 10 aulas em que a professora (surda) e sua intĂ©rprete ensinaram algumas palavras essenciais para a realização de uma anamnese, geralmente na primeira parte da aula, tais como: apresentação (nome), questionamento acerca dos sintomas do paciente, direcionamentos para tratamento, etc. A segunda parte, era destinada para o treino de tais termos entre os prĂłprios alunos. AlĂ©m disso, foi possĂ­vel aprender mais sobre a cultura surda e sobre as dificuldades dessa população, tanto no dia a dia quanto na utilização do sistema de saĂșde. No Ășltimo encontro, alguns amigos surdos da professora se reuniram com os participantes e contaram algumas de suas vivĂȘncias e interagiram com eles, assim, conseguiram treinar na prĂĄtica os conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

  • SCOME – 2023: Workshop Domando o Caos

O Workshop de Desafios MĂ©dicos: Domando o Caos, elaborado pelo SCOME da IFMSA Brazil FAMERP, aconteceu no segundo semestre de 2023 e foi um evento voltado Ă  promoção de cenĂĄrios desafiadores, aos quais os futuros mĂ©dicos(as) deveriam se “virar nos 30”para atender sem nenhuma informação prĂ©via completa sobre a situação que enfrentariam. Cada cenĂĄrio teve duração de 5 minutos, cada simulação foi gravada para posterior anĂĄlise de conduta pelo professor palestrante convidado para tratar do tema. Ao todo abarcou-se quatro temas: acolhimento Ă  pessoa trans, emergĂȘncia pediĂĄtrica, comunicação de mĂĄs notĂ­cias e emergĂȘncia em adultos. AlĂ©m disso, vale destacar que o evento foi selecionado para ser apresentado internacionalmente pela IFMSA Brazil.

  • ST – 2023: III SimpĂłsio de Iniciação CientĂ­fica

No contexto atual, marcado pela importĂąncia das produçÔes cientĂ­ficas para o desenvolvimento nacional, a iniciação cientĂ­fica apresenta-se como o meio introdutĂłrio para o Ăąmbito acadĂȘmico cientĂ­fico. Apesar de tambĂ©m representar um instrumento de formação e desenvolvimento pessoal, a produção cientĂ­fica e suas abordagens sĂŁo pouco conhecidas e expostas para os estudantes universitĂĄrios durante a graduação, um perĂ­odo propĂ­cio para produzir e disseminar conhecimento. Em vista dessa grande necessidade de esclarecer para os alunos os processos de elaboração e submissĂŁo de um trabalho cientĂ­fico, o III SimpĂłsio de Iniciação CientĂ­fica foi organizado visando reduzir as dĂșvidas e as inseguranças do pĂșblico, assim como estimular a produção cientĂ­fica na graduação. A fim de que isso ocorresse, foram organizadas diversas palestras com professores e profissionais da ĂĄrea cientĂ­fica, que abordaram os seguintes temas: “Etapas de Elaboração de uma IC”, “ImportĂąncia da IC na Graduação e ResidĂȘncia MĂ©dica”, “Classificação e Tipos de Desenhos de Estudo” e “Medicina Baseada em EvidĂȘncias”. AlĂ©m disso, o simpĂłsio dispĂŽs de um relato de uma docente do 4Âș ano da Faculdade de Medicina de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto (Famerp), que compartilhou sua experiĂȘncia pessoal com projetos de iniciação cientĂ­fica.

 

  • SCORP – 2023: Roda de Conversa: “Com que cor vocĂȘ se identifica?” VivĂȘncias pretas na ĂĄrea da SaĂșde.

Roda de Conversa realizada no segundo semestre de 2023, com parceria com o CAEZ (Centro AcadĂȘmico Euryclides Zerbini) e a disciplina de Formação HumanĂ­stica da faculdade, no Anfiteatro da FAMERP. Em uma lĂłgica acadĂȘmica e mĂ©dica ainda expressivamente racista e tradicional, exige-se a necessidade de questionar os espaços sociais e Ă©tnicos dentro da saĂșde brasileira. Por isso, a promoção de uma conversa sobre um assunto negligenciado acerca de uma população negligenciada para estudantes de medicina da FAMERP Ă© primordial para a quebra desse ciclo de reverberação de preconceitos e discriminaçÔes que afligem um direito humano bĂĄsico: a saĂșde individual e coletiva. O objetivo da conversa foi dar voz a pessoas pretas, sejam eles alunos, profissionais da saĂșde ou professores. Durou cerca de uma hora e meia, com contribuiçÔes extremamente significativas e expressivas de alunos da FAMERP.

 

  • SCOPE e SCORE – 2023

No ano 2023 foram recebidos na FAMERP seis intercambistas tanto do SCOPE como do SCORE de paĂ­ses como: MĂ©xico, PolĂŽnia, RomĂȘnia e EslovĂȘnia, ItĂĄlia e Espanha.  Adicionalmente, nesse mesmo ano cinco estudantes da FAMERP viajam para FinlĂąndia, França, SuĂ©cia e Portugal, todos eles pela modalidade de intercĂąmbio SCOPE.

Como de costume, a IFDP (International Food and Drink Party) ocorreu também no ano de 2023 e ainda esse ano ocorreu em parceria com outra faculdade de medicina da cidade, sendo que eles trouxeram também duas intercambistas da França.

2022
  • SCORA – 2022: Projeto Adolescer 2022

O Projeto Adolescer 2022 objetivou levar conhecimento, no ambiente escolar, sobre diversos âmbitos da sexualidade para adolescentes, a fim de orientá-los e alertá-los acerca desse assunto tĂŁo importante e pouco abordado. Nesse sentido, os encontros incluiram temas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), métodos de contracepção e gravidez indesejada, bem como conversas sobre as diversas orientaçÔes sexuais e identidades de gĂȘnero, visando, assim, promover o respeito Ă  diversidade e expandir o autoconhecimento, objetivo tambĂ©m pretendido com os diĂĄlogos sobre a puberdade, a autoimagem e a influĂȘncia da mĂ­dia na erotização.

Ademais, a criticidade e o papel social dos estudantes foram estimulados por meio de debates acerca da violĂȘncia de gĂȘnero e sobre como agir perante esse cenĂĄrio. Em seu fechamento, o projeto também propiciou discussões sobre planejamento futuro e possibilidades diferentes de caminhos a serem tomados ao saírem da escola. A metodologia utilizada para trocar conhecimentos e experiências foi no formato “Peer Education”, ou educação aos pares, que consiste em rodas de conversas em que prevaleça a horizontalidade entre educando e educador e considera demandas existentes para permitir um trabalho mais completo.

  • SCOPH – 2022: Campanha doa Sangue

A doação de sangue constante Ă© um ato que garante esperança de vida e saĂșde, sendo de suma importĂąncia para a vida de quem doa e para a de quem recebe. Infelizmente, de acordo com dados do MinistĂ©rio da SaĂșde de 2022, apenas 16 a cada mil pessoas sĂŁo doadoras regulares, o que corresponde apenas Ă  1,6% da população brasileira.

Dessa forma, a quarta edição da Campanha Doa Sangue ocorreu com os objetivos de suprir a demanda momentĂąnea local, de estimular os doadores esporĂĄdicos a se tornarem regulares e de fazer o cadastro para se tornar um potencial doador de medula Ăłssea. O evento foi realizado no Hemocentro da cidade, entre os dias 02 e 06 de maio de 2022, com a divulgação em redes sociais e banners em locais movimentados com as datas do evento e requisitos para doação, a fim de tentar alcançar o mĂĄximo de pessoas possĂ­vel. AlĂ©m disso, os coordenadores distribuĂ­ram sorvetes e brindes nesses dias, cedidos pelos patrocinadores gelateria MadalĂȘ e Melas CafĂ©, como cortesia aos doadores, e sorteou um Gran MadalĂȘ, a fim de estimular a adesĂŁo Ă  campanha.

  • SCOPH – 2022: Projeto Teddy Bear 2022

O tradicional Projeto Teddy Bear de 2022 foi uma extensĂŁo universitĂĄria composta por cinco encontros entre estudantes de medicina e crianças na faixa etĂĄria de 5 a 6 anos da rede municipal, cujos objetivos foram promover saĂșde a esse pĂșblico e ensinĂĄ-los a serem disseminadores de conhecimento em suas casas, bem como promover o contato do aluno de medicina com as crianças. Nesses encontros, os alunos da FAMERP ensinaram sobre “combate Ă  dengue”, “meio ambiente e sustentabilidade”, “higiene pessoal”, “alimentação saudĂĄvel” e o “Hospital do Ursinho”, atravĂ©s de pintura, mĂșsica, vĂ­deo, teatro, atividades lĂșdicas e simulação.

O nome do projeto se deve ao encontro final, no qual Ă© realizado uma simulação chamada “Hospital do Ursinho”, em que as crianças fingem ser os acompanhantes de seus ursinhos/brinquedos em uma consulta com os mĂ©dicos, representados pelos alunos da FAMERP. Nesse dia, as crianças foram divididas em estaçÔes: recepção, sala de vacinas e medicação, consultĂłrio mĂ©dico e centro cirĂșrgico, a fim de apresentĂĄ-las a esse universo de saĂșde e evitar que elas desenvolvam medos e angĂșstias em relação a esse assunto no futuro.

  • SCOME – 2022: Workshop de Suturas

Uma necessidade na formação do mĂ©dico generalista, a prĂĄtica de suturas Ă© importante para o aprendizado e aperfeiçoamento dos conhecimentos em cirurgia. Contudo, considerando a elevada carga horĂĄria de disciplinas teĂłricas no ciclo bĂĄsico, as atividades prĂĄticas se tornam restritas, de modo que o contato com as tĂ©cnicas de sutura no curso de Medicina da faculdade se dĂȘ apenas a partir do terceiro ano. Diante disso, o SCOME da IFMSA Brazil FAMERP organizou o Workshop de Suturas, um evento que objetiva promover o contato dos discentes do primeiro e do segundo ano da graduação da carreira mĂ©dica com as prĂĄticas de suturas cirĂșrgicas, bem como estimular o aperfeiçoamento de tais tĂ©cnicas por parte dos alunos do ciclo clĂ­nico e do internato. Para tanto, o professor Dr. Paulo Espada ministrou uma aula para demonstrar as etapas do procedimento, que, posteriormente, foram desenvolvidas pelos alunos, com a utilização da lĂ­ngua bovina, sob auxĂ­lio de monitores – alunos do 5° e 6°ano da faculdade de medicina.

  • SCOME – 2022: Workshop de Desenvolvimento do RaciocĂ­nio ClĂ­nico

O Workshop de Desenvolvimento do RaciocĂ­nio ClĂ­nico, promovido pelo SCOME da IFMSA Brazil FAMERP, foi elaborado no intuito de auxiliar os estudantes de medicina, principalmente aos que iniciaram o ciclo clĂ­nico e aos que estĂŁo no internato, a refinar ou a desenvolver melhor o raciocĂ­nio clĂ­nico para ser aplicado na prĂĄtica de forma eficaz. Os estudantes de medicina precisam saber executar e compreender a importĂąncia da realização de uma boa anamnese, exame fĂ­sico e pedidos corretos de exames complementares para se ter um diagnĂłstico preciso a respeito da queixa do paciente ou para que seja possĂ­vel nortear o atendimento. Dessa forma, o workshop procurou atender a essas demandas por meio de aulas, discussĂ”es de casos e atividades prĂĄticas relacionadas Ă  emergĂȘncia clĂ­nica.

  • SCORP – 2022: Roda de Conversa “E Eu com Isso? Lidando com AssĂ©dio no Cotidiano”

A campanha a ser realizada pelo SCORA em parceria com o SCORP, ambos da IFMSA Brazil FAMERP, objetivou levantar discussĂ”es e reflexĂ”es sobre o assĂ©dio e suas inĂșmeras causas, vertentes e graves consequĂȘncias. O tema foi levantado considerando que sĂŁo inĂșmeros os casos de assĂ©dio presentes na sociedade ainda hoje, especialmente na ĂĄrea da saĂșde. Foi um evento aberto a todo e qualquer pĂșblico e contou com a participação de uma psicĂłloga que conduziu as discussĂ”es. Temas como “legitimação da violĂȘncia de gĂȘnero”, “O assĂ©dio enquanto fator traumĂĄtico”, “Pensamento decolonial”, “Processo de cura da vĂ­tima de assĂ©dio” foram abordados, entretanto o objetivo principal era que fosse criado um ambiente confortĂĄvel para o compartilhamento de ideias, vivĂȘncias, experiĂȘncias, alĂ©m de prĂĄticas que possam estimular mudanças comportamentais dos indivĂ­duos na sociedade, a fim de acolher e auxiliar as vĂ­timas de assĂ©dio e usar de mecanismos para que esse crime nĂŁo ocorra.

  • ST – 2022: II SimpĂłsio de Iniciação CientĂ­fica

No cenĂĄrio polĂ­tico e social atual em que os estudantes universitĂĄrios estĂŁo inseridos, hĂĄ uma grande desvalorização da produção cientĂ­fica nacional. Essa situação Ă© refletida no desestĂ­mulo aos alunos em realizarem iniciaçÔes cientĂ­ficas durante os anos da graduação, um perĂ­odo rico em conhecimento e fĂ©rtil para produçÔes. Observando as dĂșvidas dos estudantes em relação ao acesso a um projeto de pesquisa, como tambĂ©m ao desenvolvimento deste e Ă  submissĂŁo de publicaçÔes, o Segundo SimpĂłsio de Iniciação CientĂ­fica foi organizado pensando em amenizar essas inseguranças e fortalecer a produção cientĂ­fica na graduação. Para que isso aconteça, ocorreram diversas palestras com professores e profissionais relacionados com a ĂĄrea cientĂ­fica, que abordaram os seguintes temas: “Burocracia na IC”, “A importĂąncia da IC na graduação” e “IC na clĂ­nica e cirurgia”. AlĂ©m disso, o simpĂłsio contou com o relato de duas estudantes da Faculdade de Medicina de SĂŁo JosĂ© do Rio Preto (Famerp), que compartilharam suas experiĂȘncias pessoais com projetos de iniciação cientĂ­fica.

  • SCOPE e SCORE – 2022

No ano de 2022 a IFMSA Brazil FAMERP recebeu sete intercambistas nas modalidades scope e score de muitos paĂ­ses, entre eles: Índia, SuĂ©cia, França, ItĂĄlia e Espanha.  AlĂ©m disso, nesse mesmo ano seis estudantes da FAMERP viajam para ItĂĄlia, França, Egito e RepĂșblica Tcheca, sendo todos eles pela modalidade de intercĂąmbio SCOPE.

Todos os anos Ă© realizado a IFDP (Internacional Food & Drink Party) onde os brasileiros sĂŁo responsĂĄveis por levar comidas e bebidas caracterĂ­sticas do Brasil e os intercambistas levam algum item que represente sua cultura.