FAMERP

A Biblioteca da Famerp vai promover no dia 15 de agosto às 10h a 1ª Mostra de Obras Raras. O evento é aberto a todos e destaca o acervo de livros doados pelo Prof. Dr. Hélcio José Lins Werneck, em 2005. Algumas obras possuem 300 anos de publicação.

No total, três livros considerados raros ficarão expostos durante todo o dia no saguão da biblioteca. Entre eles, “Tabulae Anatomicae de Bartholomeus Eustachius”, “Tratado Completo de Anatomia – Descritivo e Fundamentado Volume 1” e “Tratado de Anatomia Descritiva com Figuras Intercaladas no Texto”, datados dos anos 1722, 1837 e 1867, respectivamente.

Todos esses livros ficam localizados em uma sala para consulta reservada e especial. O local ganhou o nome de seu maior colaborador, o Prof. Dr. Hélcio Werneck. Trata-se de uma coleção considerada clássica na Medicina. São livros em várias línguas como alemão, inglês, latim, francês, húngaro, sueco e japonês.

“O Dr. Werneck foi uma personalidade importante para Rio Preto, temos uma imensa gratidão por ele, pela sua grande colaboração e generosidade. A biblioteca e os alunos agradecem por todo o seu amor pela Medicina e por compartilhá-lo por meio da sua coleção de livros”, diz Rosângela Kavanami, Diretora da Biblioteca.

A Biblioteca da Famerp foi fundada em 1968 e atualmente possui mais de 12 mil títulos e cerca de 80.700 exemplares, entre livros, revistas, periódicos e outras obras.

O legado de Dr. Werneck
O Dr. Werneck foi professor de anatomia da Famerp e traduziu o livro “Sobotta Atlas de Anatomia Humana”, 20ª edição lançada em 1995, trazendo várias figuras, cortes para facilitar a interpretação de imagens de tomografia computadorizada, ressonância e ultrassonografias, tornando-o indispensável aos estudos práticos de anatomia e às consultas de profissionais da área médica. Além disso foi o responsável pela instalação e estruturação do Departamento de Anatomia Humana da Famerp, era professor emérito da faculdade e possuía um currículo carregado de títulos. Em 2004, em homenagem à dedicação acadêmica, a instituição inaugurou o Laboratório de Pesquisas em Virologia “Professor Werneck. Ele faleceu em novembro de 2010, vítima de uma convulsão causada por problema cerebral, após realização de uma cirurgia cardíaca.

Sobre as Obras
“Tabulae Anatomicae de Bartholomeus Eustachius”

É um livro latim de 300 anos de idade (ano de publicação 1722). O autor, Bartholomeus Eustachius, ilustrou com suas gravuras originais para dar visões precisas das formas, tamanho e posição dos órgãos do corpo humano. A obra foi fundamental e moldou os estudos científicos do século XVI.
“Traité Complet D’Anatomie – Descriptive et Raisonnée. Volume 1”

É um livro francês de 185 anos de idade (ano de publicação 1837). Faz parte do tratado de anatomia que teve sua primeira edição lançada em 1837, pelo doutor e professor francês P. P. Broc e é o 1º volume de 3 que compõem o tratado.

“Traité D’Anatomie Descriptive – Volume 1”

É um livro de 155 anos de idade (ano de publicação 1867). Faz parte do tratado de anatomia e teve sua primeira edição lançada em 1853, pelo anatomista francês Philibert Constant Sappey e é o 1º volume de 4 que compõem o tratado.