Comunic Comunicação Estratégica

Na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), divulgada no dia 12 de setembro, três programas de pós-graduação Stricto Sensu (mestrados e doutorado) da Famerp receberam notas satisfatórias em seus cursos. Ciência da Saúde atingiu nota 5, Enfermagem nota 4 e Psicologia e Saúde nota 3. Os Programas podem receber notas de 3 a 7, sendo 3 regular, 4 bom, 5 muito bom e 6 e 7 excelentes. Com obtenção do conceito 4 para o programa de Enfermagem, a faculdade pode se candidatar agora para abertura de um curso de doutorado na disciplina.

Ligada ao MEC (Ministério da Educação), a Capes é responsável pelo fomento, regulação e avaliação da Pós-Graduação brasileira recomendando programas que atendam ao padrão de qualidade exigido para cada nível de curso.

A informação foi muito comemorada na faculdade, já que nos últimos anos investiu constantemente na contratação e formação de um corpo docente, estimulando a produção científica com parcerias nacionais e internacionais.

“Esse resultado é fruto do trabalho das coordenações dos programas ao longo dos últimos anos e que não se encerra agora, com a obtenção do conceito. É preciso manter foco na busca por resultados sempre, com constantes evoluções na formação de mestre e doutores”, afirmou o Diretor Geral da Faculdade, Prof. Dr. Francisco Cury.

Avaliação

Realizada a cada quatro anos, a avaliação tem início com uma coleta de dados, ano a ano, e conta com a participação da comunidade acadêmica, sendo uma atividade essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos stricto sensu no País. Somente após serem submetidos à análise de um colegiado, os pareceres sobre mais de 7,5 mil cursos de instituições de todo o País são aprovados.

No quadriênio 2017-2020, os programas da FAMERP titularam 346 mestres e doutores, sendo 93 mestres e 72 doutores em Ciências da Saúde, 97 mestres em Enfermagem e 84 mestres em Psicologia e Saúde. O conhecimento científico produzido nos cursos de mestrado e doutorado renderam 925 artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais, comprovando a qualidade e relevância da pesquisa científica desenvolvida na FAMERP.

Sobre os programas Famerp

A FAMERP conta com 38 laboratórios para desenvolvimento de pesquisas de última geração, laboratórios multidisciplinares, específicos, de apoio à pesquisa (LATAPS) e de habilidades e simulação. Conta também com laboratórios de informática e recursos audiovisuais ligados à rede Intragov, permitindo o acesso dos alunos aos Periódicos-CAPES.