No último dia 17 de maio, a Famerp realizou o seu ‘’1º Fórum Famerp Sustentável’’ que visava unir a comunidade do complexo para definir algumas ações a serem implantadas afim de conscientizar a população de práticas sustentáveis e que possam ser realizadas no cotidiano.
O evento foi um sucesso e nele surgiram ideias e ações que serão aplicadas na faculdade.
Veja carta de intenções abaixo:
Caros (as) participantes do 1º Fórum FAMERP Sustentável
A FAMERP, como instituição de ensino na área de saúde, tem como compromisso fomentar processos e ações que, além de promoverem a formação de médicos, enfermeiros e psicólogos conscientes de suas responsabilidades profissionais para com a saúde da população, sejam compromissados com o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
Este termo surgiu, em 1987, no Relatório Nosso Futuro Comum, lançado pela ONU, resumidamente, desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer as capacidades das futuras gerações de satisfazerem as suas próprias necessidades.
Assim, consciente de seu papel formador e do potencial sensibilizador que possui na sociedade para o bem do NOSSO FUTURO COMUM, a instituição criou, por meio da Portaria FAMERP N.º 008 de 19 de janeiro de 2023, a COMISSÃO FAMERP SUSTENTÁVEL.
Tal ato veio em consonância com a Constituição Federal, que estabelece que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida.
E, também de acordo com as Leis nº 6.938, de 31 de agosto de 1981, e nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que dispõem, respectivamente, sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, e sobre a Política Nacional de Educação Ambiental.
Desse modo, o 1º Fórum FAMERP Sustentável surge como um evento potencializador de uma série de ações já realizadas e de muitas outras vindouras, permitindo que a comunidade FAMERP torne-se consciente da importância da sustentabilidade e do ato de ensinar práticas sustentáveis que podem ser aplicadas no cotidiano.
As ações em andamento, pela FAMERP nos últimos anos:
-Coleta de pilhas e baterias na instituição, estando os pontos de coleta espalhados por todo o campus.
-Coleta de Resíduos – A empresa Constroeste foi contratada para executar a coleta, o tratamento e a destinação final dos resíduos produzidos por todos os laboratórios de ensino e pesquisa da FAMERP.
-Adesão ao Programa “São Paulo Sem Papel”, do Governo do Estado de São Paulo, criado em julho de 2019.
-Plantio de árvores no complexo (Projeto instituído “FUNFARME/FAMERP Verde”), inclusive nativas.
-Redução do consumo de energia – Em parceria com a FUNFARME. Troca de 2000 lâmpadas por unidades LEDS.
Diante do exposto, e seguindo a máxima “Pensar globalmente, agir localmente”, os participantes presentes neste evento, contribuíram com ideias e sugestões, propondo as seguintes ações à COMUNIDADE FAMERP e as autoridades COMPETENTES:
1º FÓRUM FAMERP SUSTENTÁVEL – PROPOSTAS
- Implementar um cronograma de ações a serem realizadas;
- Promover palestras sobre sustentabilidade com a participação de especialistas na área, abordando temas como: reciclagem, uso consciente da água e energia etc.;
- Incentivar a promoção de campanhas para sensibilizar a comunidade escolar e administrativa sobre a importância da sustentabilidade: coleta seletiva, uso consciente de água e energia, redução do uso de plásticos descartáveis;
- Iniciar estudos de gestão de recursos;
- Desenvolver um estudo da possibilidade de instalação de painéis solares de energia renovável;
- Estudar mecanismos que possam diminuir a proliferação de pombos na instituição. Sugestão: a utilização de refletores (balões metálicos, CDs antigos, entre outros) com efeito de prisma que fazem com que as aves não permaneçam no local por conta da claridade;
- Projeto de Extensão educativo para reciclável, realizado pelos acadêmicos Medicina, Enfermagem E Psicologia;
- A FAMERP poderia criar uma área para coleta seletiva com lixeiras específicas para cada tipo de material, acessível a toda comunidade e moradores das adjacências, inclusive uma parceria com a Cooperlagos;
- Campanha para economia de papel na instituição;
- Criar um site sobre as ações realizadas e a realizar.
Assina esta carta de resultados em 17 de maio de 2023.
FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FAMERP