No dia 17 de setembro é comemorado o “Dia Mundial da Segurança do Paciente”. Neste ano, o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde foi “Engajar pacientes para a segurança do paciente”, com objetivo de orientar familiares e comunidade para participarem ativamente em seus cuidados com a saúde.
Atendendo as orientações da OMS, a Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente – REBRAENSP busca envolver gestores, profissionais de saúde e sociedade civil para conscientizar sobre a necessidade de dar voz aos pacientes, familiares e cuidadores, a fim de mitigar os erros assistenciais.
Em alusão a data, durante a semana de 25 a 29 de setembro, o Núcleo Região Rio Preto da REBRAENSP, em parceria com a Famerp e Funfarme organizaram diversas atividades e orientações, como a entrega de folhetos educativos a pacientes e familiares do Hospital de Base e Hospital da Criança e Maternidade. Participaram dessas ações, profissionais do citado Núcleo de Segurança /REBRAENSP, alunos e professores da terceira Série do Curso de graduação em Enfermagem da FAMERP.
Com o mesmo objetivo de engajar pacientes e familiares/cuidadores, o Polo de Segurança de São Paulo/REBRAENSP teve a contribuição da professora Josimerci Ittavo na realização de um evento em nível estadual, com palestras e depoimentos de pacientes, no último dia 18 de setembro. O evento aconteceu na Universidade Federal do Estado de São Paulo – UNIFESP e contou a participação de alunos, professores e enfermeiros.

