Aqueles que percorrem os corredores da Faculdade de Medicina de Rio Preto – Famerp nos dias que antecedem o Natal se deparam com uma obra-prima concebida e exposta por Onivaldo Bizuti, carinhosamente conhecido como Seu Bizuti. A tradição teve início em 1994, quando o profissional recebeu de uma das professoras da instituição um pequeno presépio como presente. Desde então, essa tradição tem se expandido constantemente.
Neste ano, o artista resolveu não apenas confeccionar o tradicional presépio, no laboratório da faculdade, como também preparar um para a Emergência do Hospital da Criança e Maternidade. “É um lugar muito especial, que atende crianças de toda a região. Quem sabe elas não se distraem um pouco com o presépio e esqueçam de suas doenças e preocupações. Se isso acontecer, mesmo que por alguns momentos, já ficarei contente”, afirma o preparador.
Os dois presépios apresentam imagens dos Três Reis Magos, Maria, José e o Menino Jesus, em um cenário adornado com casas, torres, velas e igrejas meticulosamente confeccionadas à mão, por Seu Bizuti.
Aos 73 anos de idade e com 54 anos de dedicação à instituição, Seu Bizuti de maneira inspiradora encontra uma forma de contribuir para o bem com sua exposição. É comum também, durante as visitas, serem arrecadadas pequenas doações em moedas, destinadas à Igreja do Menino Jesus de Praga. As exposições já estão aberta para alunos e profissionais da Famerp, além de pacientes e acompanhantes do HCM e permanece em exibição até janeiro.