Alunos de Enfermagem da Famerp participaram de uma visita técnica para conhecer o Parque Tecnológico e a Braile Biomédica em Rio Preto. A visita fez parte da finalização da disciplina de Inovação e Empreendedorismo na Saúde, dos alunos de graduação em Enfermagem, Residência Multiprofissional em Atenção Básica e da Pós-Graduação em Gestão e Economia na Saúde.
De acordo com a docente, Dra. Marli Jericó as visitas foram uma experiência ímpar para os alunos. Na Braile Biomédica, eles puderam conhecer a história do Dr. Domingos Braile – idealizador das válvulas cardíacas biológicas de pericárdio bovino.
A empresa é hoje um importante e avançado polo de inovação produtor e fornecedor de vários produtos ao SUS para a população nacional e internacional.
No Parque Tecnológico os alunos puderam conversar com os desenvolvedores de projetos que aliam tecnologia e saúde
“Pudemos sentir em cada um a paixão que transmitem ao contar a trajetória de seu trabalho e a importância do Parque para a concretização de seus objetivos”, afirmou Matheus Zocharato, aluno da 3º ano da Enfermagem da Famerp.
Entusiasmada, Simone Ravagnani, aluna da residência na Atenção Básica com ênfase na Saúde da Família e do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão e Economia em Saúde, disse: “a medida que caminhamos pelos corredores ficamos instigados pelas possibilidades de sermos agentes empreendedores e inovadores em nossa carreira”, afirmou.
Os alunos, acompanhados pela professora, Dra. Marli Jericó, vivenciaram a aplicação prática de conceitos, métodos e teorias científicas trabalhados em sala de aula.
“Essa foi mais uma oportunidade de inspirar, despertar, estimular e desenvolver inovações, bem como conhecer várias tecnologias criadas por rio-pretenses que agregam valor à saúde de muitos brasileiros”, afirmou a docente.
A disciplina de Inovaçao e Empreendedorismo na Saúde em nível graduação é eletiva e em nível de pós-graduação stricto sensu está vinculada ao programa de pós-graduação em enfermagem – todos estão convidados a trilhar esse caminho em 2024.