Comunic Comunicação Estratégica

A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – Famerp celebra o reconhecimento nacional por excelência na análise ética de pesquisas.  O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da instituição foi certificado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), evidenciando seu compromisso com a segurança e proteção dos direitos dos participantes de pesquisas.

Essa conquista é fruto de um intenso processo de seleção, no qual a Famerp destacou-se entre os habilitados no estado de São Paulo para participar do processo de acreditação. Desses, apenas dois alcançaram o título de CEP Acreditado. O árduo trabalho de dois anos, desde o lançamento do Edital de Chamada Pública n.º 01/2022 até a conclusão do processo, culminou nesse reconhecimento inédito.

O Diretor-Geral da Famerp, Francisco de Assis Cury, enfatiza a importância desse marco: “A Famerp é um centro de excelência acadêmica e um celeiro de pesquisas que contribuem para o desenvolvimento da região. Essa certificação demonstra nosso compromisso com a ética e a qualidade na pesquisa, valores fundamentais para nossa instituição”.

O processo de acreditação, iniciado em fevereiro de 2022, envolveu três etapas distintas e sequenciais, incluindo seleção de propostas dos CEPs, oficinas temáticas com monitoramento pela CONEP, cursos à distância e visita aos comitês. Este reconhecimento oficial não apenas atrai pesquisadores comprometidos com a ética na pesquisa, mas também reduzirá o tempo de análise de projetos, como, por exemplo, de áreas temáticas complexas, testes com novos medicamentos, além de agilizar o fluxo de tramitação dos protocolos de pesquisa na instituição.

Heloisa Caldas, coordenadora do CEP da Famerp, expressou sua satisfação com a certificação: “Essa conquista é um reconhecimento ao trabalho árduo e dedicado de nosso comitê ao longo dos anos. Reflete nossa seriedade e compromisso com a qualidade ética em todas as etapas da pesquisa e da proteção aos direitos dos participantes de pesquisa”.

O CEP da Famerp, estabelecido em 1997, desempenha um papel fundamental na avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Sua certificação pela CONEP reafirma o compromisso da Famerp com os mais elevados padrões éticos e de qualidade na pesquisa científica, fortalecendo sua posição como referência nacional em ética em pesquisa.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais: